// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location <10, 2, 5 > // Posição do observador. right 1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, -10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare azul = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.10, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare vermelho = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.10, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare verde = texture { pigment { color rgb < 0.10, 1.00, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tronco = cone { <0,0,-1.5>, 1, <0 ,0, 1.5>, 2 texture{azul} } #declare perna_direita = intersection { cylinder{ <0 , 0 ,4>,<0,0,0>, 0.5 rotate 30*x } box{ <-3,3,1>,<3,-3,3> } translate <0,2,-4.5> texture{ vermelho } } #declare perna_esquerda = intersection { cylinder{ <0 , 0 ,4>,<0,0,0>, 0.5 rotate 30*x } box{ <-3,3,1>,<3,-3,3> } translate <0,2,-4.5> texture{ vermelho } scale <1,-1,1> } #declare braco_direito = intersection { cylinder { <0,0,0>,<0,0,4>,0.5 rotate 45*x } box { <2,-2.2,-2>,<-2,-0.3,6> //rotate 9.46*x } texture{ vermelho } translate <0,-1,0> } #declare cabeca = union { sphere { <0,0,0> , 1 scale <1,1.1,1.35> } cylinder{ <0,0,-1.1>,<0,0,-2>,0.5} texture {verde} translate <0,0,3> } #declare braco_esquerdo = object { braco_direito scale<1,-1,1> } // Aqui está a cena, finalmente: object { tronco } object {perna_direita} object {perna_esquerda} object {braco_direito} object { cabeca } object { braco_esquerdo}