// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 16.00, 8.00, 2.00 > // Posição do observador. right < -0.60, 0.00, 0.00 > // Largura RELATIVA da imagem. up < 0.00, 0.00, 0.80 > // Altura RELATIVA da imagem. sky < 0.00, 0.00, 1.00 > // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 2.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.70, 1.00 > } finish { diffuse 0.1 specular 1 roughness 0.001 ambient 0.1 reflection 0.5 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.50, 0.10 > } finish { diffuse 0.1 specular 1 roughness 0.001 ambient 0.1 reflection 0.5 } } #declare chao = plane { z, 0 pigment {checker color rgb < 0.00, 0.50, 0.10 > color rgb <1,1,1> } finish {reflection 0.1 } } #declare torre = union { cylinder { < 0, 0, 0>, <0, 0, 2.5>, 0.4 } sphere { < 0, 0, 2.5>, 0.4 } texture { tinta_A } interior { ior 1.5 } } # declare corpo = union { cylinder { <0,0,0>, <0,0,1.5>, 1.5 } cylinder { < 0, 0, 1.5>, <0, 0, 3>, 0.5 } cone { <0,0,3>, 0.5 <0,0,4>, 0 } texture { tinta_B } interior { ior 0.5 } } # declare peitoril = union { torus { 1.4,0.25 rotate 90*x } texture {tinta_B } interior { ior 1.5 } } union { object { chao } object { corpo } object { torre translate <+1.1,+1.1,0>} object { torre translate <+1.1,-1.1,0>} object { torre translate <-1.1,+1.1,0>} object { torre translate <-1.1,-1.1,0>} object { peitoril translate <0,0,1.5> } scale 2 }