// Last edited on 2003-10-22 04:12:23 by stolfi global_settings { max_trace_level 10 } // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 0.00, 15.00, 0.00 >; #declare camdir = < -15.00, 12.00, 80.00 >; camera { location ctr + 0.80*camdir // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +15.0, +60.0, +100.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -80.0, +20.0, +30.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.4 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.85, 0.95 > } #declare cor_cristal = < 0.9, 0.9, 0.9 >; #declare tx_cristal = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment { color cor_cristal filter 1 } } #declare cor_metal = < 0.70, 0.70, 0.70 >; #declare tx_metal = texture { pigment { rgb cor_metal } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_metal specular 0.20 roughness 0.05 } } #declare cinza_escuro = texture { pigment { checker color rgb < 0.75, 0.75, 0.75 >, color rgb < 0.65, 0.65, 0.65 > scale 3 } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.03 ambient 0.5 } } #declare azul = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.03 ambient 0.5 } } #declare corpo = union { cylinder { < 0, 0, 0 > < 0, 20, 0 > 11 } cone { < 0, 20, 0 > 11 < 0, 30, 0 > 0 } texture { tx_cristal } interior { ior 1.5 } } #declare topo = torus { 13 2 texture { tx_metal } translate < 0, 18, 0 > } #declare mastro = cylinder { < 0, 0, 0 > < 0, 10, 0 > 0.2 translate < 0, 26, 0 > texture { tx_metal } } #declare bandeira = box { < 0, 0, -0.1 > < 4, 3, 0.2 > texture { azul } } #declare porta = box { < 0, 0, -1 > < 6, 6, 2 > translate < -3, 0, 11 > texture { tx_metal } } #declare piso = plane { < 0, 1, 0 > 0 translate < 0, -0.05, 0 > texture { cinza_escuro } } object { corpo } object { topo } object { mastro } object { bandeira translate < 0, 33, 0> } object { bandeira translate < 0, 30, 0> rotate 150*y } object { porta } object { piso }