// Last edited on 2003-10-22 04:12:30 by stolfi #include "colors.inc" global_settings { max_trace_level 10 } // Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-15 02:50:34 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 0.00, 2.25, 1.30 >; #declare camdir = < -5, -3, 3 >; camera { location ctr + 1.05*camdir // Posição do observador. right -1.00*x up 0.75*y sky z // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < -5, -5, 5 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.1 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source{ 10 * < 5, 10, 5> color rgb 0.5 * < 1.00, 1.00, 1.00 > } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare cor_cristal= color BlueViolet; #declare tex_cristal= texture{ finish{ ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment {color cor_cristal filter 1} } #declare tex_porta= texture{ finish{ ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment {color Black filter 0.1} } #declare caixa= box{ <1,0,0> <-1,4.5,3> texture {tex_cristal} interior{ior 1} } #declare porta= box{ <0.5,0,0> <-0.5,1,1> } #declare palacio= union{ object{caixa} object{porta} } #declare cor_espelho= color Gray40; #declare tex_espelho= texture{ pigment { rgb cor_espelho} finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_espelho specular 0.20 roughness 0.05 } } #declare arco= torus{ 0.8, 0.2 texture {tex_espelho} } #declare palacio2= difference{ object {arco translate <0.1,0.2,3>} object {palacio} } #declare palaciof= union{ object {palacio2} object {palacio2 translate <0,4.5,0>} object {palacio} } object{palaciof scale <1,1,0.8>} plane {z,-4.5 pigment {checker color rgb <0.80,0.80,0.80> color rgb <1.00,1.00,1.00> scale 2} finish{ambient 0.9 diffuse 0.1} }