// Castelo de Cristal // Daniel Kalil Franulovic ra 001525 // Last edited on 2003-10-22 04:13:14 by stolfi global_settings { max_trace_level 10 } // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 6.50, 14.00, 8.50 >; #declare camdir = < 30.00, -40.00, 7.00 >; camera { location ctr + 1.00*camdir // Posição do observador. right -1.00*x up 0.75*y sky z // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 100 * < +10.0, +10.0, +70.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } light_source { 100 * < +50.0, -15.0, +80.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.5 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } light_source { 100 * < -20.0, -70.0, 80.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.3 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.95 > } #declare tinta_verde = texture { pigment { color rgb < 0, 1, 0 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.1 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_marrom = texture { pigment { checker color rgb < 0.5, 0.5, 0.2 >, color rgb < 0.9, 0.9, 0.7 > scale 3 } finish { diffuse 0.8 specular 0.1 roughness 0.05 ambient 0.1 } } #declare cor_dourado = <0.9,0.9,0.1>; #declare dourado = texture { pigment {rgb cor_dourado} finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_dourado specular 0.20 roughness 0.05 } } #declare cor_prata = <0.7,0.7,0.7>; #declare prateado = texture { pigment {rgb cor_prata} finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_prata specular 0.20 roughness 0.05 } } #declare cor_cristal = <0.8,0.8,1>; #declare tx_cristal = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment {color cor_cristal filter 1} } #declare coluna = cylinder { <0,0,0>, <0,0,20>, 1.5 texture {prateado} } #declare parede_frontal = box { <0,0,0>, <14,1,20> texture {tx_cristal} interior {ior 1.5} } #declare parede_traseira = object {parede_frontal translate <0,29,0>} #declare parede_lateral = box { <0,0,0>, <1,29,20> texture {tx_cristal} interior {ior 1.5} } #declare teto = box { <-3,-3,20>, <17,32,22> texture{prateado} } #declare porta = box { <4.5,-0.5,0>, <8.5,1.5,8> texture {dourado} } #declare aboboda = cylinder { <6.5,-0.5,8>, <6.5,1.5,8>, 2 texture {dourado} } #declare frente = difference{ object{parede_frontal} object{aboboda} object{porta} } #declare lado_direito = union { object {parede_lateral} object {coluna} object { coluna translate <0,7,0>} object { coluna translate <0,14,0>} object { coluna translate <0,21,0>} object { coluna translate <0,28,0>} } #declare lado_esquerdo = object {lado_direito translate <13,0,0>} #declare chao = plane { z,0 texture {tinta_marrom} } //nao deu tempo, depois termino //#declare enfeite = // torus { // <>, // <> // texture {dourado} //} // Aqui está a cena, finalmente: //coluna //parede_lateral lado_direito lado_esquerdo parede_traseira frente chao teto