// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-22 04:14:20 by stolfi global_settings { max_trace_level 10 } // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 0.00, 12.00, 0.00 >; #declare camdir = < 20.00, 20.00, 100.00 >; camera { location ctr + 0.80*camdir // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 1000 * < -30.0, +10.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 1000 * < +30.0, +10.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 1000 * < +5.0, +40.0, +20.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb 0.8*< 0.90,0.95,1.00 > } #declare verde = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } //interior { ior 1.5 } pigment { color <0.0,0.5,0.0> filter 1 } } #declare cristal = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } //interior { ior 1.5 } pigment { color <0.9,0.9,1.0> filter 1 } } #declare dourado = texture { pigment { rgb <1.0,1.0,0.0> } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection <1.0,1.0,0.0> specular 0.2 roughness 0.05 } } #declare preto = texture { pigment { color rgb < 0.6 0.6, 0.6 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.2 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cilindro = cylinder { < 0.0, 0.0, 0.0 >, < 0.0, 20.0, 0.0 >, 2.0 texture { preto } //interior { ior 10 } } #declare bico = cone { < 0, 20, 0 >, 3.0 < 0, 32, 0>, 0 texture { dourado } //interior { ior 10} } #declare rosquinha = torus { 2, 1 // major and minor radius texture { verde } interior { ior 10} } #declare chao = plane { <0, 1, 0>, 0 //16 texture { pigment { checker color rgb < 1.0, 1.0, 1.0 >, color rgb < 0.8, 0.9, 1.0 > } finish { diffuse 0.8 ambient 0.1 } } } #declare torre = union { object { cilindro } object { bico } object { rosquinha scale 2 translate 20*y } object { rosquinha translate 26*y } } #declare torres = union { object {torre translate <-20,0,-20> } object {torre translate <-20,0,+20> } object {torre translate <+20,0,-20> } object {torre translate <+20,0,+20> } } #declare base = box { < 0, 0, 0>, < 16, 16, 16> texture { preto } } #declare exte = sphere { < 8, 16, 8 >, 8.00 texture { cristal } interior { ior 1.5} } #declare inte = sphere { < 8, 16, 8 >, 7.99 texture { cristal } interior { ior 1.5} } #declare abobada = difference { object { exte } object { inte } } #declare castelo = union { object { base } object { abobada } translate <-8,0,-8> } union { object { torres } object { castelo } object { chao } }