// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-22 04:14:46 by stolfi global_settings { max_trace_level 10 } // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 00.00, 00.00, +8.00 >; #declare camdir = < 15.00, -40.00, 18.00 >; camera { location ctr + 0.90*camdir // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 1000 * < +50.0, -30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 1000 * < +50.0, +20.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 1000 * < -80, 10, +30 > color rgb 0.8 * <1,1,1> } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare cor_1 = <.9,0.9,0.9>; #declare cor_4 = <1,.5,.5>; #declare transp_1 = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment { color cor_1 filter 1} } #declare cor_2 = <1,0.8,0.8>; #declare cor_3 = <0,1,1>; #declare transp_2 = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment {color cor_3 filter 1} } #declare reflex_1 = texture { pigment {rgb cor_2 } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_2 specular 0.2 roughness .05 } } #declare reflex_2 = texture { pigment { rgb cor_3 } finish { ambient 0.05 diffuse 0.1 reflection cor_4 specular 0.20 roughness 0.05 } } #declare chao = plane {z, -1 pigment { checker rgb <0.8,0.8,0.8>, rgb <1.0,1.0,1.0> scale 2 } } #declare corpo = box { <-5,-5,0>, <5,5,20> texture {reflex_2} } #declare abobada = sphere { <0,0,0>, 7 texture {transp_1} translate <0,0,15> } #declare corpo = difference { object {corpo} object {abobada} } #declare toroide_1 = torus { 8,2 texture { transp_2} rotate 90*x translate <0,0,2> } #declare toroide_2 = union { object {toroide_1} scale 0.85 translate <0,0,6> } #declare toroide_3 = union { object {toroide_2} scale 0.85 translate <0,0,5> } #declare teto = box { <-15,-15,0>, <15,15,25> texture {reflex_2} } #declare nucleo = union { object {chao} object {corpo} object {abobada} object {toroide_1} object {toroide_2} object {toroide_3} } object {nucleo} //object {teto}