// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 80, 110, 35 > // Posição do observador. right <-0.6 ,0 ,0> // Largura RELATIVA da imagem. up <0, 0, 0.8> // Altura RELATIVA da imagem. sky <0, 0, 1> // Qual direção é "para cima"? look_at < 10, 10, 10 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { < +80.0, +110.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } //light_source { // 10 * < 20.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. // color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. //} // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 1, 1, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_vermelho = texture { pigment { color rgb < 1, 0, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_verde = texture { pigment { color rgb < 0, 1, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_azul= texture { pigment { color rgb < 0.60, 0.60, 1.00 > filter 1 } finish { diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 ambient 0.1 } } #declare cor_fundo= texture { pigment { color rgb < 0.4, 0.4, 0.85 > } // finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cor_metal=<0.75,0.8,0.85> #declare tinta_metal= texture { pigment { color rgb cor_metal } finish { diffuse 0.05 specular 0.2 roughness 0.05 ambient 0.05 reflection cor_metal } } /////////////////////////////////// #declare pilastra = cylinder { <0,0,0>, // Center of one end <0,0,13>, // Center of other end 2 // Radius texture { tinta_vermelho } } #declare quatro_pilastras = union{ object{pilastra translate <15,15,10> } object{pilastra translate <35,15,10> } object{pilastra translate <15,35,10> } object{pilastra translate <35,35,10> } } #declare chao = plane { z,0 texture {tinta_metal} } #declare trono = torus { 3.25,0.75 texture {tinta_verde} } #declare trono_certo = object{trono rotate <90,0,0> translate <25,25,11.5> } #declare teto= box { <0, 0, 0 >, // Near lower left corner <35 ,35, 3> // Far upper right corner texture { tinta_azul} interior {ior 1.1} translate <10,10,23> } #declare fundo= plane{ x, 0 translate <-55,-55,0> texture { cor_fundo} } ///////////////////////////////// // Aqui está a cena, finalmente: fundo teto quatro_pilastras trono_certo chao