// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-22 04:16:16 by stolfi global_settings { max_trace_level 10 } // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 25, 25, 2 >; #declare camdir = < 80, 110, 45 >; camera { location ctr + 0.45*camdir // Posição do observador. right -1.00*x up 0.75*y sky z // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 100*< +110.0, +10.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 100*< -5.0, +50.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.6 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 1, 1, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_vermelho = texture { pigment { color rgb < 1, 0, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_verde = texture { pigment { color rgb < 0, 1, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_azul= texture { pigment { color rgb < 0.60, 0.60, 1.00 > filter 1 } finish { diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 ambient 0.1 } } #declare cor_fundo= texture { pigment { color rgb < 0.4, 0.4, 0.85 > } // finish { diffuse 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.9 } } #declare cor_metal=<0.75,0.8,0.85>; #declare tinta_metal= texture { pigment { color rgb cor_metal } finish { diffuse 0.05 specular 0.2 roughness 0.05 ambient 0.05 reflection cor_metal } } #declare tinta_metal1= texture { pigment { color rgb 0.1*cor_metal+0.9*<1,1,1> } finish { diffuse 0.5 specular 0.2 roughness 0.05 ambient 0.05 reflection 0.45*cor_metal+0.05*<1,1,1> } } #declare tinta_metal2= texture { pigment { color rgb 0.9*cor_metal+0.1*<1,1,1> } finish { diffuse 0.5 specular 0.2 roughness 0.05 ambient 0.05 reflection 0.05*cor_metal+0.45*<1,1,1> } } /////////////////////////////////// #declare pilastra = cylinder { <0,0,0>, // Center of one end <0,0,13>, // Center of other end 2 // Radius texture { tinta_vermelho } } #declare quatro_pilastras = union{ object{pilastra translate <15,15,0> } object{pilastra translate <35,15,0> } object{pilastra translate <15,35,0> } object{pilastra translate <35,35,0> } } #declare chao = plane { z,0 texture { checker texture{tinta_metal1}, texture{tinta_metal2} scale 3 } } #declare trono = torus { 3.25,0.75 texture {tinta_verde} } #declare trono_certo = object{trono rotate <90,0,0> translate <25,25,1.5> } #declare teto = box { <0, 0, 0 >, // Near lower left corner <35 ,35, 3> // Far upper right corner texture { tinta_azul} interior {ior 1.1} translate <10,10,13> } #declare fundo= plane{ <1,-1,0>, 0 translate <-45,0,0> texture { cor_fundo} } ///////////////////////////////// // Aqui está a cena, finalmente: // fundo teto quatro_pilastras trono_certo chao