// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-22 04:16:43 by stolfi global_settings { max_trace_level 10 } // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 0.00, -0.50, 1.00 >; #declare camdir = < 4.00, 8.00, 1.00 >; camera { location ctr + 0.65*camdir // Posição do observador. right -1.00*x up 0.75*y sky z look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 1, 1, 1 > } #declare cor_cristal = <0.70, 0.70, 0.90>; #declare tx_cristal = texture{ finish{ ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment {color cor_cristal filter 1} } #declare espelho_1 = <0.6,0.6,0.6>; #declare tx_esp_1 = texture{ pigment{rgb espelho_1} finish{ ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection espelho_1 specular 0.20 roughness 0.05 } } #declare espelho_ouro = <0.8,0.7,0.50>; #declare tx_esp_ouro = texture{ pigment{rgb espelho_ouro} finish{ ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection espelho_ouro specular 0.20 roughness 0.05 } } #declare espelho_2 = <0.9,0.3,0.3>; #declare tx_esp_2 = texture{ pigment{rgb espelho_2} finish{ ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection espelho_2 specular 0.20 roughness 0.05 } } #declare tinta_base = texture{ pigment { color rgb < 1, 1, 1 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare chao = plane { <0, 0, 1>, 0 pigment {color rgb<1,1,1> } } #declare pilar = cylinder{ <0,0,0>, <0,0,0.6>, 0.6 texture {tx_esp_1} interior {ior 1.5} } #declare casa = box{ <-2,-1,0.6>, <2,1,1.8> texture {tx_cristal} } #declare bola = sphere{ <1.5,0,0.3>, 0.3 texture {tx_esp_ouro} interior {ior 1.5} } #declare obra = torus { 0.3, 0.2 // major and minor radius rotate 90*x translate <-1.5,0.0,0.2> texture {tx_esp_ouro} } #declare piso1 = box{ <-2.05,1.00,0.85>, <2.05,1.05,0.95> texture {tx_esp_2} } #declare piso2 = object{ piso1 scale <1,-1,1> } #declare piso3 = box{ <2,-1.05,0.85>, <2.05,1.05,0.95> texture {tx_esp_2} } #declare piso4 = object{ piso3 scale <-1,1,1> } #declare piso = union{ object{piso1} object{piso2} object{piso3} object{piso4} } // Aqui está a cena, finalmente: union{ object {chao} object {pilar} object {casa} object {bola} object {obra} object {piso} object {piso translate z*0.3 } object {piso translate z*0.6 } }