// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-17 00:25:39 by stolfi global_settings { max_trace_level 21 } // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 0.00, 0.00, 0.00 >; #declare camdir = < 20, 6, 60 >; camera { location ctr + 1.05*camdir // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < -50.0, +35.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < 50.0, 50.0, 50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.9, 0.95, 1 > } #declare raio = 2.000; #declare prata = <0.8, 0.8, 0.8>; #declare ouro = < 1, 0.8, 0 >; #declare chao = plane { <0,1,0>,-1 texture { pigment { rgb prata } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection prata specular 0.4 roughness 0.05 } } } #declare fundo = plane { <0,0,1>,-100 texture { pigment {checker color rgb <1,1,1>, color rgb <0.7,0.7,0.7>} } } #macro disco(raioMaior, raioMenor) torus { raioMaior, raioMenor texture { // [ O "filter" abaixo era 1.0 no original, de modo que o // total dos coefs era maior que 1.0. Isso só parecia funcionar // porque o "max_trace_level" estava baixo demais. Com // "max_trace_level" adequado, os toros ficaram superclaros. // Diminuí os coefs para dar resultado parecido com original. --stolfi ] pigment { rgb <1,1,1> filter 0.85 } // !! era 1.0 finish { diffuse 0.05 // !! era 0.1 reflection 0.10 // !! era 0.25 specular 1 roughness 0.001 } } interior { ior 1.5 } } #end /*#declare torreTransparente = cylinder { <0,0,0>, <0,20,0>, 2 texture { pigment { rgb ouro filter 1 } finish { diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } } interior { ior 1.5 } } */ #declare torre = cylinder { <0,0,0>, <0,20,0>, 2 texture { pigment { rgb ouro } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection ouro specular 0.2 roughness 0.05 } } } object { disco(3,1) translate <15,0,0>} object { torre translate <15,0,0>} object { disco(5,1)} object { disco(4,1) translate <0,2,0>} object { torre } object { disco(7,1) translate <-15,0,0>} object { disco(6,1) translate <-15,2,0>} object { disco(5,1) translate <-15,4,0>} object { torre translate <-15,0,0>} object { chao } //object { fundo }