// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-21 22:40:54 by stolfi global_settings { max_trace_level 10 } // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 0.00, 0.00, -2.00 >; #declare camdir = < 15.00, 4.00, 1.50 >; camera { location ctr + 0.70*camdir // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 100 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } light_source { 100 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA sky_sphere { pigment { gradient y color_map { [0.000 0.002 color rgb <1.0, 0.2, 0.0> color rgb <1.0, 0.2, 0.0>] [0.002 0.200 color rgb <0.8, 0.1, 0.0> color rgb <0.2, 0.2, 0.3>] } scale 2 translate -1 } pigment { bozo turbulence 0.65 octaves 6 omega 0.7 lambda 2 color_map { [0.0 0.1 color rgb <0.85, 0.85, 0.85> color rgb <0.75, 0.75, 0.75>] [0.1 0.5 color rgb <0.75, 0.75, 0.75> color rgbt <1, 1, 1, 1>] [0.5 1.0 color rgbt <1, 1, 1, 1> color rgbt <1, 1, 1, 1>] } scale <0.2, 0.5, 0.2> } rotate -135*x } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare verde = < 0.20, 0.8, 0.10 >; #declare amarelo = < 0.75, 0.65, 0.0 >; #declare dourado = texture { pigment { rgb amarelo } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection amarelo specular 0.20 roughness 0.05 } } #declare cristal_branco = texture { pigment { color rgb < 0.8, 0.8, 0.8 > filter 0.7 } finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } } #declare peao = difference { sphere { < 0, 0, 0 > 2.00 } torus { 2.5, 2.5 rotate -90*x translate < 0, 0, 2.0 > } } #declare chapeu_russo = union { object { peao } torus { 1.70, 0.5 rotate -90*x translate < 0, 0, -0.8 > } texture { dourado } } #declare coluna_torre = cylinder { < 0, 0, -1.3 > < 0, 0, -4.0 > 1.7 texture { cristal_branco } } // Aqui está a cena, finalmente: plane { z, -4.0 pigment { checker color rgb 0.5*verde + 0.5*<1,1,1>, color rgb 0.2*verde + 0.8*<1,1,1> } finish { ambient .1 diffuse .9 } } union { object { chapeu_russo } object { coluna_torre } }