// ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 3.00, 18.00, 8.00 > // Posição do observador. right 0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +40.0, +20.0, +40.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA //fundo: background { color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } //texturas: #declare tinta_Azul = < 0.00, 0.00, 1.00 >; #declare tinta_Amarela = < 1, 1, 0>; #declare tinta_Prata = < 1, 1, 1>; #declare metal_Azul = texture { pigment { rgb tinta_Azul } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection tinta_Azul specular 0.2 roughness 0.05 } } #declare metal_Prata = texture { pigment { rgb tinta_Prata } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection tinta_Prata specular 0.2 roughness 0.05 } } #declare metal_Amarelo = texture { pigment { rgb tinta_Amarela } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection tinta_Amarela specular 0.2 roughness 0.05 } } #declare transp_Amarelo = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment { color tinta_Amarela filter 1 } } //objetos: #declare chao = plane { <0,0,1>, 0 pigment { checker color rgb < .75, .75, .75 >, color rgb <.25, .25, .25>} /* branco e cinza */ finish { ambient .4 diffuse 0.7 } } #declare base = difference { difference { sphere { <0,0,0>, 4 } plane { <0,0,1>, 0 } } cylinder { <0, 4, 0>, <0,-4, 0> 1.0 } texture { metal_Azul } } #declare torre1 = cylinder { <-3,0,0>, <-3,0,6> 1.0 texture { transp_Amarelo } interior { ior 1.2 } } #declare torre2 = object { torre1 scale <-1.00, 1.00, 1.00> } #declare anel1 = torus {1, 0.5 rotate 90*x translate <-3, 0, 5> texture { metal_Prata } } #declare anel2 = object { anel1 scale <-1.00, 1.00, 1.00> } #declare topo1 = cone { <-3,0,6>, 1.0 <-3,0,7>, 0 texture { metal_Amarelo } } #declare topo2 = object { topo1 scale <-1.00, 1.00, 1.00> } // ======================================================================== // CENA union { object { chao } object { base } object { torre1 } object { torre2 } object { anel1 } object { anel2 } object { topo1 } object { topo2 } }