// MC930 A, S2 2003 // Last edited on 2003-10-21 23:19:30 by stolfi // Autor: Leonel Aguilar Gayard // RA 009103 // Data 04/09/2003 // Tema: Palacio de Cristal global_settings { max_trace_level 10 } #include "colors.inc" // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 1, 0, 2>; #declare camdir = < 10 , 20, 10 >; camera { location ctr + 0.75*camdir // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 100 * < +30.0, +5.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 100 * < +10.0, +30.0, +40.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.6 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_AZUL = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.0, 1.00 > } } #declare tinta_VERDE = texture { pigment { color rgb < 0.00, 1.0, 0.00 > } } #declare tinta_VERMELHA = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.0, 0.00 > } } #declare tinta_AMARELA = texture { pigment { color rgb <1, 1, 0> } } // --------------------------------------------------------------------------------- // AQUI TERMINA O ARQUIVO DO PROFESSOR E COMECA O MEU EXERCICIO plane { <0, 0, 1>, 0 pigment { checker color rgb <0.95,1.00,0.95>, color rgb <0.55, 0.60, 0.65 > scale 2 } } #declare cor_cristal_azul = <0.3, 0.4, 1>; #declare tx_cristal_azul = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment { color cor_cristal_azul filter 1 } } #declare cor_cristal_verde = <0.2,0.9,0.2>; #declare tx_cristal_verde = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.70 specular 1 roughness 0.010 } pigment { color cor_cristal_verde filter 1 } } #declare cor_metal_ouro = <1,1,0>; #declare tx_metal_ouro = texture { finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_metal_ouro specular 0.20 roughness 0.05 } pigment { color cor_metal_ouro } } #declare predio = difference { box { /* A caixa do predio */ <0, 0, 0> <2.5, 2.5, 5> texture { tx_cristal_azul } interior { ior 1.1 } } box { <0.5, -0.01, -0.01> <2.0, 2.51, 2> } box { <-0.01, 0.5, -0.01> <2.51, 2.0, 2> } } #declare ALTURA_CONE = 2; #declare meu_cone = cone { <0, 0, 0>, (1.5 / 2) <0, 0, ALTURA_CONE>, 0 texture { tx_cristal_verde } interior { ior 1.3 } } /* #declare Half_Torus = difference { torus { 4, 1 rotate -90*x // so we can see it from the top } box { <-5, -5, -1>, <5, 0, 1> } pigment { tinta_AMARELA } } */ #declare meio_toroide = difference { torus { 1.5, 1 } box { <-4.01, -1, 0> <4, 1, 5> texture { tx_metal_ouro } } } object { meio_toroide texture { tx_metal_ouro } translate <6,1.125,2> } object { meio_toroide texture { tx_metal_ouro } rotate y*180 translate <-6, 1.125, 0> } union { union { object { predio } object { meu_cone rotate y*180 translate <1.125, 1.125, 5 + ALTURA_CONE> } translate <-3, 0, 0> } union { object { predio } object { meu_cone translate <1.125, 1.125, 5> } translate <0.5, 0, 0> } }