// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-22 00:28:34 by stolfi #include "colors.inc" global_settings { max_trace_level 10 } // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 3.00, 2.00, 5.00 >; #declare camdir = < 35.00, -25.00, 6.00 >; camera { location ctr + 0.50*camdir // Posição do observador. right -1.00*x up 0.75*y sky z // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +30.0, -50.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.0 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -50.0, 10.0, +20.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.0 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 1.00, 0.95 > } #declare cor1= <0.2,1.0,0.5>; #declare cor3= <0.2,0.5,1.0>; #declare tx_chao=texture { pigment {checker color rgb cor1 color rgb cor3} finish{ ambient 0.0 diffuse 0.9 // was ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection 0.1 specular 0.2 roughness 0.05}} #declare cor2= <0.7,0.7,0.7>; #declare tx_palacio=texture{ finish{ ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001} pigment{color cor2 filter 1}} #declare tx_pizza=texture { pigment {rgb cor3} finish{ ambient 0.1 diffuse 0.05 reflection 0.4 specular 0.2 roughness 0.05}} #declare chao = plane{z,0 texture{tx_chao}} #declare torre= cone{<3,-1,4>,1.0 <3,-1,7>,0.001} #declare palacio = union{ difference{ box {<-1,0,0>,<4,-5,4>} sphere{<1,0,1>,0.5 } box{<4,-2,0>,<2,-3,2> }} object{torre } object{torre translate<-3,1,0>} texture{tx_palacio} interior{ior 1.5} } #declare pizza = union{ cylinder {<7,4,0>,<7,4,10>,2} torus{3,1 rotate 90*x translate<7,4,10>} texture {tx_pizza} } // Aqui está a cena, finalmente: union{ object{chao} object{palacio} object{pizza} }