// Last edited on 2003-10-22 00:54:42 by stolfi #include "colors.inc" global_settings { max_trace_level 10 } // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 0.00, 0.00, 0.00 >; #declare camdir = < 20.00, 7.00, 5.00 >; camera { location ctr + 0.70*camdir // Posição do observador. right -1.00*x up 0.75*y sky z // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 100 * < 50.0, -30.0, 50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 100 * < 10.0, -30.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.6 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color SkyBlue } #declare raio = 2.000; #declare tx_cristal = texture { pigment{color White filter 1} finish { specular 1 roughness 0.001 ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 } } #declare tx_espelho = texture { pigment { color Gray50 } finish { specular 0.20 roughness 0.05 ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection Gray50 } } #declare anel = torus{5, 0.5 rotate<90,0,0> texture{tx_espelho} } #declare semi_esfera = intersection{ sphere{<0,0,0>, 4.5 texture{tx_cristal} hollow } box{<0,0,0>,<9,9,9> texture{tx_cristal} interior{ior 1.5} translate<-4.5,-4.5,0> } translate<0,0,-0.5> hollow } #declare entrada = cylinder{<0,0,0>,<7,0,0>,0.5 translate<0,0,-0.4> } plane { z, -0.5 pigment { checker color Gray75 color Gray95 scale 5 } finish{ambient 0.1 diffuse 0.9 } } // exibiçao union{ difference{ object{anel} object{entrada} } object{semi_esfera} }