#include "colors.inc" // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 15.00, 15.00, 2.00 > // Posição do observador. right <-0.60, 0.00, 0.00> // Largura RELATIVA da imagem. up <0.00, 0.00, 0.80> // Altura RELATIVA da imagem. sky <0.00, 0.00, 1.00> // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 4.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < -30.0, 18.0, 0.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < 20.0, -20.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color SkyBlue } #declare raio = 2.000; #declare tx_cristal = texture { pigment{color White filter 1} finish { specular 1 roughness 0.001 ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 } } #declare tx_espelho = texture { pigment { color Gray20 } finish { specular 0.20 roughness 0.05 ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection Gray20 } } #declare tx_gold = texture { pigment { color Gold } finish { specular 0.20 roughness 0.55 ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection Gold } } #declare anel = torus{5, 0.5 rotate<90,0,0> texture{tx_espelho} } #declare semi_esfera = intersection{ sphere{<0,0,0>, 4.5 texture{tx_cristal} //hollow interior{ior 1.3} } box{<0,0,0>,<9,9,9> texture{tx_cristal} interior{ior 1.5} translate<-4.5,-4.5,0> } translate<0,0,-0.5> } #declare semi_esfera2 = intersection{ sphere{<0,0,0>, 4.5 texture{tx_cristal} hollow } box{<0,0,0>,<9,9,9> texture{tx_cristal} interior{ior 1.5} translate<-4.5,-4.5,0> } translate<0,0,-0.5> } #declare entrada = cylinder{<2,0,0>,<7,0,0>,0.5 translate<0,0,-0.4> } #declare torre = union{ cylinder {<0,0,0>,<0,0,8>,0.5 translate<0.5,0.5,0> texture{tx_espelho}} box {<0.05,0.05,0><0.95,0.95,8> texture{tx_espelho} } } plane { z, -0.5 //texture{tx_espelho} pigment { checker color Black color White scale 5 } finish{ambient 0.7 diffuse 0.7} } plane { z, 100 texture{tx_gold} } // exibiçao union{ object{torre translate<-0.5,4.5,0>} object{torre translate<-0.5,-5.5,0>} object{anel translate<0,0,8>} object{semi_esfera rotate<0,180,0> translate<0,0,7.5>} object{semi_esfera2} difference{ object{anel} object{entrada } } //object{semi_esfera } }