// Last edited on 2003-10-22 13:48:08 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 0.00, 0.00, 0.00 >; #declare camdir = < 0.00, 0.00, 20.00 >; camera { location ctr + 1.20*camdir right -1.00*x up 0.75*y sky y // Qual direção é "para cima"? look_at ctr } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +25.0, +60.0, +100.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -55.0, +60.0, +100.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.6 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } background { color rgb < 0.5, 0.9, 0.7 > } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare verde25 = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.25, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.03 ambient 0.5 } } #declare branco = texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.03 ambient 0.5 } } #declare corpo_galao = difference { difference { box { < 0, 0, 0 > < 10, 10, 2 > } box { < 0, 0, -0.1 > < 5, 5, 2.1 > rotate 45*z translate < 0, 7, 0 > } } box { < 5, 7, -0.1 > < 9, 9, 2.1> } texture { verde25 } translate < 0, -5, 0 > scale < 0.5, 0.5, 0.5 > } #declare bico_galao = union { cylinder { < 0, 0, 1 > < 0, 2, 1 > 1 } cylinder { < 0, 2, 1 > < 0, 3, 1 > 2 } texture { verde25 } rotate 45*z translate < 2, 8, 0 > translate < 0, -5, 0 > scale < 0.5, 0.5, 0.5 > } #if (clock<0.2) #declare texto="Formula Zero!"; #else #if (clock<0.4) #declare texto="Na formula 1,"; #else #if (clock<0.6) #declare texto="Eh preciso saber quando abastecer!"; #else #if (clock<0.8) #declare texto="Chegou a hora de abastecer ..."; #else #declare texto="... os famintos do Brasil!"; #end #end #end #end #declare legenda = text { ttf "arial.ttf" texto 0.15, 0 } object { legenda texture { branco } translate < -9, 5, 0 > } union { object { corpo_galao } object { bico_galao } rotate -180*clock*y translate < 4, -4, 0 > translate < -10*clock, 0, 0 > }