// Last edited on 2003-10-23 01:00:18 by stolfi #include "colors.inc" #include "textures.inc" // Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 0.00, 0.00, 3 >; #declare camdir = < 0.00, 10.00, 20.00 >; camera { location ctr + 1.00*camdir right -1.00*x up 0.75*y sky y // Qual direção é "para cima"? look_at ctr } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 5 * < 20.0, 30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 5 * < -20.0, 30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.6 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare cor_cristal = <0.8,0.8,0.8>; #declare tx_cristal1 = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment {color cor_cristal filter 1} } #declare tx_cristal2 = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment {color <0.65,0.85,0.65> filter 1} } #declare tx_cristal3 = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment {color <0.95,0.75,0.75> filter 1} } #declare cor_espelho = Silver ; #declare tx_espelho = texture{ pigment{ rgb cor_espelho } finish{ ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_espelho specular 0.20 roughness 0.05 } } #declare tx_prata = texture { pigment { Gray50 } finish { ambient .2 diffuse .5 specular .75 roughness .009 reflection .6 }} #declare tx_ouro = texture { pigment {BrightGold } finish { ambient .05 diffuse .2 specular 0.5 roughness .02 reflection .7 }} #declare toros = torus { 1,0.3 rotate 90*x } #declare base = cylinder{ <0,0,0>,<0,0,1.7>,2 texture {tx_cristal1} interior { ior 1.5 } } #declare chao = plane {y,0 pigment { checker color White, color Black , scale 2 } } #declare toros1 = object { toros texture {tx_ouro} scale 2 translate 2*z } #declare toros2 = object { toros texture{ tx_prata } scale 1.5 translate 2.9*z } #declare toros3 = object { toros texture{ tx_cristal2 } scale 1.1 translate 3.6*z } #declare bola = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 1.00 texture { tx_cristal3 } } #declare topo = object { bola scale 0.8 translate 4*z } #declare fomezero = text { ttf "latinwd.ttf" "FOME ZERO" 0.5, 0 pigment { color <0.3,0.7,1.0> } translate -5*x rotate 720*clock*y translate (9-5*clock)*y } #declare caixa = box {<0,0,0>,<1,1,1> } #declare primeiro = object { caixa translate -0.5*x translate -0.5*z scale 1+1*clock scale <1,2,1> pigment{color Red } } #declare segundo = object { caixa translate (-7+5.5*clock)*x translate -0.5*z scale <2,3,2> pigment{color Green } } #declare terceiro = object { caixa translate (5.5-5*clock)*x translate -0.5*z scale <2,2,2> pigment{color <0.3,0.7,1.0> } } #declare formula1 = text { ttf "arial.ttf" "FORMULA 1" 0.5, 0 pigment { color Yellow } translate 3*z translate (-15.3+13*clock)*x } #declare tudohaver = text { ttf "impact.ttf" "TUDO A VER !!!" 0.5, 0 pigment { color Green} translate -3*x translate (14-8*clock)*z } // Aqui está a cena, finalmente: //difference { //union { //object { bola } //object { pino } // } //object { furo } //} //object { toros} object { chao } //object { base } //object {toros1} //object {toros2} //object {toros3} //object {topo} object{fomezero} object{primeiro} object{segundo} object{terceiro} object{formula1} object{tudohaver}