// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-23 09:56:49 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #include "colors.inc" #declare ctr = < 0.00, 0.00, 0.00 >; #declare camdir = < -4.00, -10.00, 3.5 >; camera { location ctr + 1.00*camdir right -1.00*x up 0.75*y sky z // Qual direção é "para cima"? look_at ctr } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 100 * < -1.0, 1.0, 5.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } light_source { 100 * < -5.0, 1.0, 1.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.6 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare cor_borracha = <0.1,0.1,0.1>; #declare cor_metal = <0.8,0.8,0.8>; #declare cor_lataria = <1,0.2,0.2>; #declare tex_borracha = texture { pigment {rgb cor_borracha} finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_borracha specular 0.1 roughness 0.2 } } #declare tex_metal = texture { pigment {rgb cor_metal} finish {ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_metal specular 0.2 roughness 0.05 } } #declare tex_lataria = texture { pigment {rgb cor_lataria} finish {ambient 0.1 diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 reflection { rgb cor_lataria } } } #declare chao = plane { z,0 pigment { color rgb <0.3,0.2.0.05> } finish { diffuse 0.9 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare pneu = union { torus { 0.4 0.16 texture { tex_borracha } } cylinder { <-0.4,0,0> <0.4,0,0> 0.08 texture {tex_metal} } cylinder { <0,0,-0.4> <0,0,0.4> 0.08 texture {tex_metal} } } #declare lataria = difference { box { <0,0,0> <6,2,2> } box { <0,-1,0> <10,4,4> rotate -25*y } rotate 25*y texture { tex_lataria } } // Aqui está a cena, finalmente: union { // object { chao } object { lataria } object { pneu translate <1.5,0,0> rotate 45*y } object { pneu translate <0,0,1> rotate 45*y } object { pneu translate <0,0,2> rotate 45*y } object { pneu translate <0,0,3> rotate 45*y } }