// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-11-26 05:25:12 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 0.00, 0.00, 0.00 >; #declare camdir = < 0 , 100, 150.00 >; camera { location ctr + 1.00*camdir right -1.00*x up 0.75*y sky y // Qual direção é "para cima"? look_at ctr } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { < +200.0, +200, +200.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.1 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +200.0, 200, -200.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.5 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0, 0, 0 > } #declare raio = 2.000; #declare preto = texture { pigment { color rgb < 0, 0, 0 > } finish { diffuse 0.9 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare branco = texture { pigment { color rgb < 1, 1, 1 > } finish { diffuse 0.9 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare vermelho = texture { pigment { color rgb < 1, 0, 0 > } finish { diffuse 0.9 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cinza = texture { pigment { color rgb < 0.75, 0.75, 0.75 > } finish { diffuse 0.9 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cinza_escuro = texture { pigment { color rgb < 0.4, 0.4, 0.4 > } finish { diffuse 0.9 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare verde = texture { pigment { color rgb < 0, 0.8, 0.0 > } finish { diffuse 0.9 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare logotipo = text { ttf "arial.ttf" "Fome Zero", 0.2, 0 texture {vermelho} } #declare outdoor = union { box { <-20,0,-0.1>, <20,20,0.1> texture {branco} } object {logotipo scale 5 translate <-10,10,0> } } #declare roda = difference { cylinder { <0,0,0>, <0,0,3>, 4 } cylinder { <0,0,-1>, <0,0,4>, 2.5 } texture {cinza_escuro} } #declare carro = union { box { <-10,0,-6>, <10,6,6> texture {vermelho} } object { roda translate <-5,-0.5,6>} object { roda translate <5,-0.5,6>} object { roda translate <-5,-0.5,-6>} object { roda translate <5,-0.5,-6>} } #declare prato = difference { cone { <0,10,0>, 80, <0,0,0>, 60 } cone { <0,11,0>, 80, <0,1,0>, 60 } texture {branco} } object {carro translate <0,10,0> rotate <-26.56,0,0> translate <0,0,70> rotate<0,180*clock,0>} object {prato} object {outdoor scale 1.5 translate <0,0,-100>} plane { <0,1,0>, 0 texture {verde} } /* #declare tronco = sphere { <0,0,0>,10 scale <1,1.3,1> texture {cinza} } #declare olho = sphere { <0,0,0>,1 texture {vermelho} } #declare boca = sphere { <0,0,0>,2 scale <2,1,1> texture {preto} } #declare chapeu = union { intersection { sphere { <0,0,0>,8 } box { <8,0,8>, <-8,8,-8> } } difference { cylinder{ <0,0,0>, <0,-2,0>, 15 } cylinder{ <0,-1,0>, <0,-3,0>, 15 } } texture {marrom} } #declare cabeca = union { difference { sphere { <0,0,0>,10 texture {cinza} } object {boca translate<0,0,10> rotate<20,0,0>} } object {olho translate<0,0,10> rotate<-15,-15,0> } object {olho translate<0,0,10> rotate<-15,15,0> } object {chapeu translate<0,8,0>} } #declare braco = sphere { <0,0,0>,5 scale <2,1,1> texture {cinza} } #declare perna = sphere { <0,0,0>,5 scale <1,2,1> texture {cinza} } #declare sapato = intersection { sphere { <0,0,0>,5 } box { <5,5,5>, <-1.5,0,-5> } scale <2,1,1> texture {preto} } #declare pernaCompleta = union { object {perna} object {sapato translate <0,-10,0> rotate<0,-90,0>} } union { object {cabeca translate<0,20,0>} object {pernaCompleta rotate<0,-60,0> translate <-5,-10,0>} object {pernaCompleta rotate<0,60,0> translate <5,-10,0>} object {tronco} object {braco translate<-10,3,0>} object {braco translate<10,3,0>} } */