// ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 10.00, 18.00, 60.00 > // Posição do observador. // location < 60.00, 0.00, 0.00 > // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +15.0, +30.0, +20.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare verde25 = texture { pigment { color rgb < 0.03, 0.25, 0.03 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.03 ambient 0.5 } } #declare marrom = texture { pigment { color rgb < 0.50, 0.50, 0.03 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.03 ambient 0.5 } } #declare branco = texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.03 ambient 0.5 } } #declare cor_metal = < 0.90, 0.90, 0.90 >; #declare tx_metal = texture { pigment { rgb cor_metal } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_metal specular 0.20 roughness 0.05 } } #declare corpo_galao = difference { difference { box { < 0, 0, 0 > < 10, 10, 2 > } box { < 0, 0, -0.1 > < 5, 5, 2.1 > rotate 45*z translate < 0, 7, 0 > } } box { < 5, 7, -0.1 > < 9, 9, 2.1> } texture { verde25 } translate < 0, -5, 0 > scale < 0.5, 0.5, 0.5 > } #declare bico_galao = union { cylinder { < 0, 0, 1 > < 0, 2, 1 > 1 } cylinder { < 0, 2, 1 > < 0, 3, 1 > 2 } texture { verde25 } rotate 45*z translate < 2, 8, 0 > translate < 0, -5, 0 > scale < 0.5, 0.5, 0.5 > } #if (clock<0.2) #declare texto="Formula Zero!"; #else #if (clock<0.4) #declare texto="Na formula 1,"; #else #if (clock<0.6) #declare texto="Eh preciso saber quando abastecer!"; #else #if (clock<0.8) #declare texto="Chegou a hora de abastecer ..."; #else #declare texto="... os famintos do Brasil!"; #end #end #end #end #declare legenda = text { ttf "arial.ttf" texto 0.15, 0 } #declare prisma = prism { linear_sweep linear_spline 0, // sweep the following shape from here ... 1, // ... up through here 7, // the number of points making up the shape ... <0,19>, <2,16>, <2,10>, <1,8>, <1,0>, <0,0>, <0,19> texture { tx_metal } } #declare late = lathe { linear_spline 6, <0,0>, <0,1>, <2,2>, <2,9>, <1,10>, <0,10> texture { marrom } finish { ambient .3 phong .75 } } #declare faca = union { object { prisma rotate -90*x } object { late translate < 0.8, -1.5,-1> } } object { legenda texture { branco } translate < -9, 5, 0 > scale < 3, 3, 3 > } union { object { corpo_galao } object { bico_galao } rotate -540*clock*y translate < 15-30*clock, -4, 0 > } object { faca translate < 0, -5, -10 > } object { faca translate < 0, -5, 10 > }