// Portão do Fórmula Zero - por Gilberto Sgarbi Filho - RA 001754 // Data: 25/09/2003 // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 30, 12, 12 > // Posição do observador. right <-0.6, 0, 0> // Largura RELATIVA da imagem. up <0, 0, 0.6> // Altura RELATIVA da imagem. sky <0, 1, 0> // Qual direção é "para cima"? look_at <0, 0, 0> // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.5 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 0.5; #declare preto = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 0.00 > } } #declare verde = texture { pigment { color rgb < 0.00, 1.00, 0.00 > } } #declare amarelo = texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 0.00 > } } #declare vermelho = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.10, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare azul = texture { pigment { color rgb < 0.50, 0.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cor_cristal = < 0.80, 0.80, 0.80 >; #declare tx_cristal = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 2.5 roughness 0.01 } pigment { color cor_cristal filter .7 } } #declare predio = cone { <-6, 6, 2>, 2, <-6, 2, 2>, 3 texture { azul } } #declare carro = box { < 0, 0, 10 >, < 4, 1.5, 6 > texture { vermelho } } #declare pneu = cylinder { < 0.5, 0.5, 9>, < 4.5, 0.5, 9 >, raio texture { preto } } #declare comida = box { < 0.5, 0, 8 >, < 3.5, 4, 11 > texture { verde } } #declare chao = box { <-5, 0, -12>, <5, 0, 9> texture { checker texture {preto}, texture {tx_cristal} } } #declare portao = difference{ prism { 0, 7, // Alturas do prisma (coordenadas y) 4, <-4,0>, <-1,-4>, <1,-4>, <4,0> texture {amarelo} } lathe { // Cilindro simples... 4, <0, 0>, <2, 0>, <2, 6>, <0, 6> texture {amarelo} } } // Cena: #declare pA = <0,0,0>; // Ponto de origem do carro #declare pB = <-5,5,-3>; // Ponto em que chega ao armazém #declare pC = <0,0,-6>; // Ponto na estrada #declare pD = <0,0,-9>; // Ponto de chegada (sertão...) union { #declare tempo = (clock - 0.5) / (0.5 - 1.0); object { chao } #if (clock < 0.4) // Vai em direção ao armazém... #declare pos = (1-tempo)*pB + tempo*pA; #else #if (clock <0.75) // Continua o caminho, já com a comida... #declare pos = (1-tempo)*pC + tempo*pB; #else #declare pos = (1-tempo)*pD + tempo*pC; #end #end object {pneu translate pos } object {pneu rotate 180*y translate <5,0,16> translate pos } object {carro translate pos} #if (clock >= 0.2) object {predio} #end #if (clock >= 0.5) object {comida translate pos} #end #if (clock >=0.7) object {portao translate <0,0,-7>} #end }