// ====================================================================== // CÂMERA #declare camPosA = < -5.50, 6.00, 10.00 >; #declare camLookA = < -6.5, 6.0, 0.0 >; #declare camPosB = < 0, 0, 30 >; #declare camLookB = < 0, 0, 0>; #declare camPos = (1 - clock)*camPosA + clock*camPosB; #declare camLookAt = (1 - clock)*camLookA + clock*camLookB; camera { location camPos right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at camLookAt } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < 0.0, 0.0, -0.3 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.3 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.0, 0.0, 0.0 > } #include "colors.inc" // Cores... #declare tinta_Verm = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Branca = texture { pigment { color rgb < 1.0, 1.0, 1.0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Preto = texture { pigment { color rgb < 0.05, 0.05, 0.05 > } finish { diffuse 0.7 specular 0.1 roughness 0.8 ambient 0.1 } } #declare asfalto = texture { pigment { color rgb < 0.5, 0.5, 0.5 > } finish { diffuse 0.7 specular 0.1 roughness 0.8 ambient 0.1 } } #declare zebra = texture { pigment { radial color_map {[0.5 Red][0.5 White]} frequency 15 rotate -90*x } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cinza = < 0.30, 0.30, 0.40 >; #declare metal_cinza = texture { pigment { rgb cinza } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection 0.4 specular 0.20 roughness 0.05 metallic } } //================================================================= // Objetos propriamente ditos... #declare pneu = sphere { < 0, 0, 0 > 1 scale < 1, 0.3, 1 > texture { tinta_Preto } } #declare prato = cylinder { < 0, 0, -0.4> < 0, 0, 0> 10 texture { asfalto } } #declare borda = difference { cylinder { < 0, 0, -0.4> < 0, 0, 0.3> 11 } cylinder { < 0, 0, -0.5> < 0, 0, 0.4> 10 } texture { zebra } } #declare arco = prism { linear_spline 0, 0.5, // do 0 ao 1 14, // n.o de pontos <0, 0> <-1.9, 0> <-2.5, 0> <-2.7, 2.6> <-2.1, 2.6> <0, 3.4> <2.1, 2.6> <2.7, 2.6> <2.5, 0> <1.9, 0> <2.0, 2.3> <0, 2.9> <-2.0, 2.3> <-1.9, 0> rotate -90*z translate < 0, 7, 0> texture { metal_cinza } } object { pneu } union { object { arco } object { borda } object { prato } rotate -2*360*z*clock }