// ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 0.00, 5.50, 13.00 > // Posição do observador. right 0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1*z // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +40.0, +20.0, +40.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA //fundo: background { color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } //texturas: #declare tinta_Vermelha = < 1, 0, 0>; #declare tinta_Amarelada = <0.95, 0.95, 0.0>; #declare tinta_Verde = <0.1, 0.9, 0.1>; #declare tinta_Azul = texture { pigment { color rgb < 0.0, 0.0, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare asfalto = texture { pigment { color rgb < 0.40, 0.40, 0.40 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare borracha = texture { pigment { color rgb < 0.80, 0.80, 0.80 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare metal_Verde = texture { pigment { rgb tinta_Verde } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection tinta_Verde specular 0.2 roughness 0.05 } } #declare metal_Vermelho = texture { pigment { rgb tinta_Vermelha } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection tinta_Vermelha specular 0.2 roughness 0.05 } } #declare metal_Amarelado = texture { pigment { rgb tinta_Amarelada } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection tinta_Amarelada specular 0.2 roughness 0.05 } } //objetos: #declare chao = plane { <0,1,0>, 0 pigment { color <0.4, 0.4, 0.4> } /* branco e cinza */ finish { ambient .4 diffuse 0.7 } } #declare roda = cylinder { <-1.0, 0.4, 3.6> <-1.2, 0.4, 3.6> 0.4 texture { borracha } } #declare carro = union { box { <-1, 0.4, (15*clock)-6> < 1, 1.0, (15*clock)-2> texture { metal_Vermelho } } object { roda translate < 0, 0,(15*clock)-6> } object { roda translate < 0, 0,(15*clock)-6> scale <-1, 1, 1> } object { roda translate < 0, 0,(15*clock) -6 -3.2> } object { roda translate < 0, 0,(15*clock) -6 -3.2> scale <-1, 1, 1> } } #declare capacete = sphere { <0, 1,(15*clock)-4> 0.5 texture { tinta_Azul } } #declare txt1 = text { ttf "arial.ttf" "Schumacher" 0.15, 0 translate <10-(13.5*clock),4,2> } #declare txt2 = text { ttf "arial.ttf" "doou o cache" 0.15, 0 translate <-17+(13.5*clock),3,2> } #declare txt3 = text { ttf "arial.ttf" "desse comercial" 0.15, 0 translate <10-(13.5*clock),2,2> } #declare txt4 = text { ttf "arial.ttf" "para o Fome Zero." 0.15, 0 translate <-17+(13.5*clock),1,2> } #declare txt5 = text { ttf "arial.ttf" "E VOCE ?" 0.15, 0 translate <-3.5,(25*clock)-25,2> } #declare bandeira = union { cylinder { <-2,0,6> <-2,1,6> 0.08 texture { borracha } } box { <-2.008,1,6> <-1,1.5,6.1> pigment {checker color rgb < 1, 1, 1 >, color rgb <.25, .25, .25> scale 0.1} } } #declare arco = prism { linear_sweep linear_spline 0, 0.6, 12, <-1.8,-0.3>,<-2.3,1>,<0,4.5>,<2.3,1>,<1.8,-0.3>,<-1.8,-0.3>, // parede <-1.5,-0.001>,<-2, 1>,<0, 4>,<2, 1>,<1.5,-0.001>,<-1.5,-0.001> // buraco texture { metal_Amarelado } rotate -90*x } #declare cano = box { <2.3, 1.0, -0.6> <2.0, 4.5, 0> texture { metal_Amarelado } } #declare ponta = lathe { linear_spline 3, <0,0>,<0.8,0.8>,<0,1.6> texture { metal_Verde } translate <2.15,4.5,-0.3> } #declare enfeite = lathe { linear_spline 4, <1.4,0>,<1.6,0.3>,<1.4,0.6><1.2,0.3> texture { metal_Verde } translate <0,3.3,0> } // ======================================================================== // CENA union { object { chao } object { carro } object { txt1 } object { txt2 } object { txt3 } object { txt4 } object { txt5 } object { capacete } object { bandeira } union { object { arco } object { cano } object { cano scale <-1,1,1> } object { ponta } object { ponta scale <-1,1,1>} object { enfeite } } }