// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi #include "colors.inc" #include "metals.inc" // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 0.00,-6, -4.00 > // Posição do observador. right <15,0,0> // Largura RELATIVA da imagem. up <0,0,20> // Altura RELATIVA da imagem. sky <0,0,1> // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * <+-50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.2, 0.50, 0.65 > } #declare prato = difference{ cylinder{<10,0,0>,<10,-3,0>,2 pigment{Blue}} sphere{<10,2.5,0>,1 pigment{Blue}} } #declare colher=union{ cylinder {<10,0,6>,<13,0,6>,0.5 pigment{Gray}} difference{sphere{<8.5,0.5,6>1.5 pigment{Gray}} sphere{<8.5,0.5,6>0.5 pigment{Gray}} box{<7,-3,4.5>,<10,-0.5,7.5> pigment{Gray}} } } #declare logo= text{ ttf "arial.ttf" "Fome ZERO" 0.1,0 scale <2,2,20> translate <0,0,10> } #declare chegada=union{ prism{linear_spline 0 3 8 <4,-2>,<1,-2>,<-1,-2>,<-1,7>,<1,7>,<4,7>,<4,2>,<5,2> pigment{checker pigment{White},pigment{Black}} rotate 90*z } lathe{linear_spline 4, <4,3>,<3,3>,<2,2>,<1,2> pigment{checker pigment{White},pigment{Black}} } } //prato #if (clock<0.5) //movimento para esquerda #declare tp=clock/0.5; #declare pos=(1-tp)*<10,0,0>+tp*<-10,0,0>; #else #if (clock<0.8) //movimento para direita #declare tp=(clock-0.5)/(0.8-0.5); #declare pos=(1-tp)*<-10,0,0>+tp*<10,0,0>; #else #declare tp=(clock-0.8)/(1.0-0.8); #declare pos=(1-tp)*<10,0,0>+tp*<0,0,0>; #end #end //colher #if (clock<0.5) //movimento para esquerda #declare tc=clock/0.5; #declare pos1=(1-tc)*<8.5,0,6>+tc*<-10,0,6>; #else #if (clock<0.8) //movimento para direita #declare tc=(clock-0.5)/(0.8-0.5); #declare pos1=(1-tc)*<-10,0,6>+tc*<10,0,6>; #else #declare tc=(clock-0.8)/(1.0-0.8); #declare pos1=(1-tc)*<10,0,6>+tc*<1,0,6>; #end #end //texto #if (clock>0.8) #declare tt=(clock-0.8)/(1.0-0.8); #declare pos3=(1-tt)*<0,-2,10>+tt*<0,0,10>; #end //chegada #if(clock<1) #declare pf=<0,0,0>*clock; #else #declare pf=<0,0,0>*clock; #end // Aqui está a cena, finalmente: #if (clock<0.8) object{prato translate pos} object{colher translate pos1} object{chegada translate pf} #else object{prato translate pos} object{colher translate pos1} object{logo pigment{Red} translate pos3} object{chegada translate pf} #end