// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #include "colors.inc" camera { location <9 - 12*clock,20 - 16*clock, 2.56 - 2*clock > // Posição do observador. right <-0.6,0,0> // Largura RELATIVA da imagem. up <0,0,0.8> // Altura RELATIVA da imagem. sky <0,0,1> // Qual direção é "para cima"? look_at <3 - 6*clock,0.00,0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < 1.0, 1.0, 5.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < 5.0, 1.0, 1.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare cor_borracha = <0.1,0.1,0.1>; #declare cor_metal = <0.8,0.8,0.8>; #declare cor_lataria = <1,0.2,0.2>; #declare tex_borracha = texture { pigment {rgb cor_borracha} finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_borracha specular 0.1 roughness 0.2 } } #declare tex_metal = texture { pigment {rgb cor_metal} finish {ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_metal specular 0.2 roughness 0.05 } } #declare tex_lataria = texture { pigment {rgb cor_lataria} finish {ambient 0.1 diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 reflection { rgb cor_lataria } } } #declare chao = plane { z,0 pigment { color rgb <0.3,0.2,0.05> } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare pneu = union { torus { 0.4 0.16 texture { tex_borracha } } cylinder { <-0.4,0,0> <0.4,0,0> 0.08 texture {tex_metal} } cylinder { <0,0,-0.4> <0,0,0.4> 0.08 texture {tex_metal} } } #declare lataria = prism { linear_sweep linear_spline -1, // sweep the following shape from here ... 1, // ... up through here 4, // the number of points making up the shape ... <0,0>, <6,0>, <6,2>, <0,0> texture { tex_lataria } } #declare slogan = text { ttf "arial.ttf" "FOME ZERO" 0.05,0 pigment {Blue} rotate -90*x rotate 180*y scale 0.15 } #declare prato = union { difference { cone { <0,-0.16,0>, 0.4 <0,0.16,0>, 0.56 } cone { <0,-0.08,0>, 0.3 <0,0.16,0>, 0.56 } } object { slogan translate <0.4,0.16,0> } pigment { rgb <0.7,0.7,0.7> } } // Aqui está a cena, finalmente: union { object { chao } object { lataria translate <4.5 - 9*clock,0,0.56> } object { pneu translate <6 - 9*clock,-1.4,0.56> } object { pneu translate <9 - 9*clock,-1.4,0.56> } object { pneu translate <9 - 9*clock,1.4,0.56> } #if (clock < 0.9) object { pneu translate <6 - 9*clock,1.4,0.56> } #else object { prato translate <6 - 9*clock,1.4,0.56> } #end }