// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { // location < 8.00, 4.00, 2.00 > // Posição do observador. location < 20.00, -40.00, 20.00 > // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 8.00, 4.00, 10.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, -30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < 40, 10, 0> color rgb 0.8 * <1,1,1> } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 0.80, 1.00, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_D = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 1.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare chao = plane {z, -1 pigment { rgb <0.8,0.8,0.8> } } //===================================== #declare node = sphere { <0,0,0>, 1 texture { tinta_A} } #declare nos = object{node} #declare i=0; #declare j=0; #while (j < 3) #while (i < 3) #declare nos = union { object {nos} object {node translate } } #declare i = i + 1; #end #declare i = 0; #declare j = j + 1; #end //=================================== #declare con_vert = cylinder { <0,0,0>, <12,0,0>, 0.3 texture {tinta_A} } #declare i = 0; #declare j = 0; #declare arestas_vert = object {con_vert} #while (j<3) #while (i < 2) #declare arestas_vert = union { object {arestas_vert} object {con_vert translate } } #declare i = i + 1; #end #declare i = 0; #declare j = j + 1; #end //=================================== #declare con_hor = cylinder { <0,0,0>, <0,12,0>, 0.3 texture {tinta_A} } #declare i = 0; #declare j = 0; #declare arestas_hor = object {con_hor} #while (j<2) #while (i < 3) #declare arestas_hor = union { object {arestas_hor} object {con_hor translate } } #declare i = i + 1; #end #declare i = 0; #declare j = j + 1; #end //======================================= #declare semen = seed(178523); #declare o1 = #declare p = 0; #while (p <=6) #declare rdm = rand(semen)*6; #if ((rdm > 5)&(rdm <= 6)) sphere { <0,0,1> 0.8 pigment {rgb } translate } #end #if ((rdm > 4)&(rdm <= 5)) sphere { <0,12,1> 0.8 pigment {rgb } translate } #end #if ((rdm > 3)&(rdm <= 4)) sphere { <0,24,1> 0.8 pigment {rgb } translate } #end #if ((rdm > 2)&(rdm <= 3)) sphere { <0,0,1> 0.8 pigment {rgb } translate <0,rand(semen)*24,0> } #end #if ((rdm > 1)&(rdm <= 2)) sphere { <12,0,1> 0.8 pigment {rgb } translate <0,rand(semen)*24,0> } #end #if ((rdm >= 0)&(rdm <= 1)) sphere { <24,0,1> 0.8 pigment {rgb } translate <0,rand(semen)*24,0> } #end #declare p = p + 1; #end object {chao} object {nos} object {arestas_vert} object {arestas_hor}