// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi #include "colors.inc" // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 0.00, 30.00, 7.00 > // Posição do observador. right <-0.8,0,0> // Largura RELATIVA da imagem. up <0,0,0.6> // Altura RELATIVA da imagem. sky <0,0,1> // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 2.00, 3.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * <+50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.5, 0.70, 0.65 > } #declare tx_chao=texture { pigment {checker Orange Red}} #declare chao = plane{z,-3.5 texture{tx_chao}} #declare corpo= difference{sphere{<0,0,0>,5 pigment{Red}} box{<-5,5,0>,<5,-5,-5> pigment {Black}} } object{chao} #declare gerador=seed(235); #declare a=0; union{object{corpo} #while (a<6) #if (mod(int(a/2),2)=mod(a,2)) #declare clockp=clock; #else #declare clockp=mod(clock+0.5,1); #end #declare pt1=cylinder{<0,0,0>,<0,0,-0.7>,0.5 pigment{Yellow}} #declare pt2=union{cylinder{<0,0,0>,<0,0,-1>,0.5 pigment{Cyan}} object{pt1 #if(clockp<0.5) rotate (15*sin((180*clockp)/0.5)*y) #else rotate(-10*sin((180*(clockp-0.5))/0.5)*y) #end translate<0,0,-1>} } #declare pt3=union{cylinder{<0,0,0>,<0,0,-1>,0.5 pigment{Blue}} object{pt2 #if(clockp<0.5) rotate (20*sin((180*clockp)/0.5)*y) #else rotate(-15*sin((180*(clockp-0.5))/0.5)*y) #end translate<0,0,-1>} } #declare pata=union{cylinder{<0,0,0>,<0,0,-1.2>,0.5 pigment{Green}} object{pt3 #if(clockp<0.5) rotate (20*sin((180*clockp)/0.5)*y) #else rotate(-10*sin((180*(clockp-0.5))/0.5)*y) #end translate<0,0,-1.2>} } // Aqui está a cena, finalmente: object{pata #if (mod(a,2)=0) #if(clockp<0.5) rotate (30*sin((180*clockp)/0.5)*y) #else rotate(-15*sin((180*(clockp-0.5))/0.5)*y) #end translate #else #if(clockp<0.5) rotate (30*sin((180*clockp)/0.5)*y) #else rotate(-15*sin((180*(clockp-0.5))/0.5)*y) #end translate #end} #declare a=a+1; #end translate<-clock-0.2,0,0> }