// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 80.00, -20.00, -10.00 > // Posição do observador. right < -0.60, 0.00, 0.00 > // Largura RELATIVA da imagem. up < 0.00, 0.00, 0.80 > // Altura RELATIVA da imagem. sky < 0.00, 0.00, 1.00 > // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 10.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare dourado = texture { pigment { color rgb<0.90, 0.80, 0.50> } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare eixoX = cylinder { <0.00, 0.00, 0.00>, <100.00, 0.00, 0.00> 0.50 texture { pigment { color rgb <1.00, 0.00, 0.00> } } } #declare eixoY = cylinder { <0.00, 0.00, 0.00>, <0.00, 100.00, 0.00> 0.50 texture { pigment { color rgb <0.00, 1.00, 0.00> } } } #declare eixoZ = cylinder { <0.00, 0.00, 0.00>, <0.00, 0.00, 100.00> 0.50 texture { pigment { color rgb <0.00, 0.00, 1.00> } } } #declare corpo = difference { object { sphere { <0, 0, 0>, 12 texture { dourado } } } object { box { <100, -100, 0> <-100, 100, 100> } } } #declare cabeca = sphere { <0, 12, -2>, 2 texture { dourado } } #declare esp = 0.50; #declare pos = 2.00; #declare numpernas = 12; #declare pernas = union { #declare fonte = seed(12345); #declare i=0; #while (i, esp texture { dourado } } #declare perna1 = union { object { parte rotate ang1*y translate } object { parte } } #declare perna2 = union { object { perna1 rotate ang2*y translate } object { parte } } #declare perna3 = union { object { perna2 rotate ang3*y translate } object { parte } } #declare perna4 = object { perna3 rotate ang4*y } object { perna4 translate 12*x rotate ((360/numpernas)*i)*z } #declare i=i+1; #end } union{ /* object{ eixoX } object{ eixoY } object{ eixoZ } */ object{ corpo } object{ cabeca } object { pernas } rotate 180*x }