// Daniel Kalil Franulovic ra 001525 // ====================================================================== // CÂMERA #include "colors.inc" #include "stoneold.inc" #include "skies.inc" global_settings { assumed_gamma 1.5 } camera { location < 20.00, -60.00, 25.00 > // Posição do observador. right <-0.60,0.00,0.00> // right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. // up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. up <0.00,0.00,0.80> sky <0.00,0.00,1.00> // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 15.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { < +10.0, +10.0, +70.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { < +10.0, 40.0, +100.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { < +200.0, 15.0, +100.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 3 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { < -300.0, 15.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 3 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.95 > } #declare tinta_marrom = texture { pigment { color rgb < 0.3, 0.2, 0.05 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.05 ambient 0.1 } } #declare dourado = texture{ pigment { BrightGold } finish { ambient .1 diffuse .1 specular 1 roughness .001 metallic reflection { .75 metallic } } } #declare cor_prata = <0.9,0.9,0.9>; #declare prateado = texture { pigment {rgb cor_prata} finish { ambient .1 diffuse .1 specular 1 roughness .001 metallic reflection { .75 metallic } } } #declare cor_cristal = <0.8,0.8,0.85>; #declare tx_cristal = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.01 reflection 0.25 specular 0.9 roughness 0.001 } pigment {color cor_cristal filter 0.8} } #declare base = prism { linear_sweep linear_spline -5, // sweep the following shape from here ... 5, // ... up through here 5, // the number of points making up the shape ... <0,0>, <24,0>, <22,3>, <2,3>, <0, 0> texture { prateado } translate < -12,1,0> } #declare bola = sphere { <0,0,0>, 10 texture {tx_cristal} interior { ior 1.08 } //para dar um pequeno "efeito" nas letras translate < 0,1,12> } #declare ele = union { box { <0,0,0>, <2,2,8> texture{dourado} } box { <0,0,0>, <6,2,2> texture{dourado} } } #declare i = union { box { <7,0,0>, <9,2,5> texture{dourado} } sphere { <8,1,6.5>, 0.8 texture {dourado} } } #declare ve = prism { linear_sweep linear_spline 0, // sweep the following shape from here ... 2, // ... up through here 8, // the number of points making up the shape ... <10,8>, <12,8>, <13,2>, <14,8>, <16, 8>, <14,0>, <12,0>, <10,8> texture {dourado} } #declare chao = plane { z,0 texture {tinta_marrom} } #declare letras = union { object {ele} object {i} object {ve} translate < -8,-1,8> } sky_sphere{ S_Cloud1} //pq tah de lado??? // Aqui está a cena, finalmente: bola chao base letras