// Lab. 9 - Romeu Ribeiro M. da Fonseca RA: 993236 // ====================================================================== // CÂMERA camera { location 0.8 * < +15.00, +50.00, 15.00 > // Posição do observador. right < -0.60, 0.00, 0.00 > // Largura RELATIVA da imagem. up < 0.00, 0.00, 0.80 > // Altura RELATIVA da imagem. sky < 0.00, 0.00, 1.00 > // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < 0, +30.0, +20.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.0 * < 0.90, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < 0.0, +30.0, 0.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.0 * < 0.90, 0.80, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.0 > } #declare tinta_Azul = texture { pigment { color rgb < 0, 0, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Vermelha = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Verde = texture { pigment { color rgb < 0, 1.00, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Branca = texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cor_transparente = <1.00, 1.00, 0.0>; #declare tx_transparente = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment { color cor_transparente filter 1 } } #declare cor_metal = < 0.00, 0.00, 1.00>; #declare tx_metal = texture { pigment { rgb cor_metal } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection < 0, 0, 1.00 > specular 0.30 roughness 0.05 } } #declare chao = plane { z, -10 texture { tinta_Verde } //pigment{ checker color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 >, color rgb < 0.00, 0.00, 0.00 > scale 5 rotate 7*z} } #declare elemento_letra = cylinder { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 0.00, 0.00, +8.00 >, 1.0 texture { tx_metal } //interior { ior 1.5 } } #declare pontodoi = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 1.50 texture { tx_transparente } interior { ior 1.5 } } #declare emenda = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 1.0 texture { tx_metal } } // Aqui está a cena, finalmente: union { object { elemento_letra translate <+8.00, 0.00, 0.00> } object { elemento_letra scale <1.00, 1.00, 0.50> rotate <0, -90, 0> translate <+8.00, 0.00, +0.5> } object { emenda translate <+8.00, 0.00, +0.50> } object { elemento_letra translate <+2.00, 0.00, 0.00> } object { pontodoi translate <+2.00, 0.00, +10.00> } object { elemento_letra rotate <0, +20, 0> translate <-4.00, 0.00, 0.00> } object { elemento_letra rotate <0, -20, 0> translate <-4.00, 0.00, 0.00> } object { emenda translate <-4.00, 0.00, 0.00> } object { chao } }