// MC930 A, S2 2003 // Autor: Leonel Aguilar Gayard // RA 009103 // Data 28/11/2003 // Tema: Espetáculo do crescimento #include "colors.inc" #include "metals.inc" // ====================================================================== // CÂMERA camera { location 1 * <0 , -5, 0> // Posição do observador. // location <0 , 0, 20> // location <13, 0, 10> right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0, 0, 0 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 0.5 * < +30.0, +10.0, +90.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.3 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 0.5 * < +10.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 0.5 * < 0, -10, 10> // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } #declare clock1 = clock; #declare mundo = blob { threshold 0.5 // mundo #declare raio_maior = 4; #declare forca_maior = 0.8; sphere { <0,0,0>, raio_maior, forca_maior } // Brasil, composto de 3 esferas // raio da esfera menor #declare raio_menor = 2.5; // distancia entre as esferas menores #declare distancia = 0.3 * clock1 * clock1; // forca das esferas menores #declare forca = 0.15; // distancia que o Brasil toma do mundo // #declare dist2 = 1 + abs(2 * sin(3 * 2 * pi * clock1)); #declare dist2 = 3 * sqrt(clock); // esferas vao se distanciando sphere { , raio_menor, forca } sphere { , raio_menor, forca } sphere { , raio_menor, forca } sphere { , raio_menor, forca } } #declare alfa = 0.7 * clock - 0.5; #declare beta = 0.5; #declare aura = sphere { <0,0,0>, raio_menor hollow texture { pigment { color rgb <1,0.2,0.2> transmit 1 } } interior { media { emission alfa * <10, 0.8, 0.2> scattering { 1, beta * <0.8, 0.2, 0.2> } } } } background { Black } object { union { object { mundo pigment { image_map { png "earth-land.png" map_type 1 } rotate 45 * z rotate 60 * <1,1,1> rotate 35 * z } } #if (clock > 0.5) object { aura translate } #end } rotate -90 * y scale .25 // rotate 90 * y }