// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 5.00, 10.00, 5.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 0.90, 0.70, 0.80 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.8, 0.8, 0.8 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 0.30, 0.70, 0.80 > } finish { diffuse 0.4 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_D = texture { pigment { color rgb < 0.43, 0.55, 0.80 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_E = texture { pigment { color rgb < 1.0, 1.0, 1.0 > } } #declare bola1 = sphere { < -2.50, 0.00, 0.00 >, 1.00 texture { tinta_A } } #declare bola2 = sphere { < 2.50, 0.00, 0.00 >, 1.00 texture { tinta_B } } #declare caixa1 = box { < -1.00, -5.00, 0.00 >, < +1.00, 0.00, 4.00 > texture { tinta_C } } #declare caixa2 = box { < -0.50, -5.00, -1.00 >, < +0.50, 0.00, +5.00 > texture { tinta_E } } #declare coninho = cone { < 0.00, 0.00, -3.00 >,1.20 < 0.00, 0.00, -7.00 >,0 texture {tinta_D} } // Aqui está a cena, finalmente: union { object {caixa1} object {caixa2} } object {bola1} object {bola2} object {coninho}