// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2004-09-14 15:25:26 by volneids // ====================================================================== // CÂMERA // Modificada, para te ver melhor... camera { location < 4.00, 2.00, 8.00 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.50*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA // Roses are red, and the sky is blue... background{ color rgb < 0.05, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; // A tinta "A" é bastante brilhante, e avermelhada #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.10, 0.10 > } finish { ambient .2 diffuse .6 specular .75 roughness .001 reflection { .5 } } } // A tinta B é um pouco mais exótica #declare tinta_B = texture { normal { bumps 0.4 scale 0.2 } // Bonitas manchas, B! pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } // Bolota que ficará centrada na cena #declare bola = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 2.00 texture { tinta_A } } // Declara o pino da furadeira! #declare furo = cylinder { < 0.00, 0.00, +2.00 >, // Eixos humanamente manipuláveis... < 0.00, 0.00, -2.00 >, 1.50 } #declare pino1 = cylinder { < +2.50, 0.00, 0.00 >, // Eixos humanamente manipuláveis... < -2.50, 0.00, 0.00 >, 0.75 texture { tinta_B } } #declare pino2 = cylinder { < 0.00, +2.50, 0.00 >, // Eixos humanamente manipuláveis... < 0.00, -2.50, 0.00 >, 0.75 texture { tinta_B } } // ====================================================================== // Aqui está a cena, finalmente: // Constroi a bola furada transpassada por dois pinos cruzados union { // Colocada uma bola furada na cena difference { object { bola } object { furo } } // Dois pinos cruzam a mesma object { pino1 } object { pino2 } } // Colocando um chão na cena plane { z, -10 // Normal ao eixo x, distância de -10 pigment { // Padrão de "xadrez" checker color rgb<1.0, 1.0, 0.0> color rgb<0.0, 1.0, 1.0> scale 2 } finish { // Um acabamento magnifique... ambient .1 diffuse .1 reflection .2 specular 1 roughness .001 irid { 0.35 thickness .5 turbulence .5 } } }