// Aula 2 - 21/09/2004 - Bigorna dobravel // Andre Vinicius Buzzo - Ra: 001356 // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 15, 15, 20 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 5, 3.00, 1.00 > // Para onde a câmera está apontando. rotate 270*x } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.7 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -50.0, -30.0, -50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.7 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 1, 0, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 0, 0, 1 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 0, 1, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_D = texture { pigment { color rgb < 1, 1, 0 >} finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare pino_bico = cylinder { < 12.00, 3.00, 1.00 >, < 11.00, 3.00, 1.00 >, 0.2 texture { tinta_A } } #declare pino_base = cylinder { < 5.00, -1.00, 1.00 >, < 5.00, 0.00, 1.00 >, 0.2 texture { tinta_B } } #declare pino_caixinha = cylinder { < 3.25, 6.00, 1.00 >, < 3.25, 5.00, 1.00 >, 0.1 texture { tinta_D } } #declare pino_bico_buraco = cylinder { < 9.00, 3.00, 1.00 >, < 7.00, 3.00, 1.00 >, 0.2 texture { tinta_C } } #declare pino_base_buraco = cylinder { < 5.00, 1.90, 1.00 >, < 5.00, 3.00, 1.00 >, 0.2 texture { tinta_C } } #declare pino_caixinha_buraco = cylinder { < 3.25, 4.10, 1.00 >, < 3.25, 3.00, 1.00 >, 0.1 texture { tinta_C } } # declare caixa_central = box { <2, 2, 0>, // Near lower left corner < 8, 4, 2> // Far upper right corner texture { tinta_C } } #declare cone_bico = cone { <12, 3, 1>, 1 // Center and radius of one end <14, 3, 1>, 0 // Center and radius of other end texture { tinta_A } } #declare cone_base = cone { <5, -1, 1>, 1 // Center and radius of one end <5, -5, 1>, 3.0 // Center and radius of other end texture { tinta_B } } # declare caixinha = box { <3, 6, 0>, // Near lower left corner < 3.5, 6.5, 2> // Far upper right corner texture { tinta_D } } difference { object { caixa_central } object { pino_caixinha_buraco } object { pino_bico_buraco } object { pino_base_buraco } } union { object { cone_bico} object { pino_bico} } union { object { cone_base} object { pino_base} } union { object { caixinha} object { pino_caixinha} }