// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 2.35, 3.20 , 1.00 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.30, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, -20.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tinta_azul = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_verde = texture { pigment { color rgb < 0.00, 1.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_vermelha = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_preta = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare caixag_A = box { < -1.00, 0.50, 0.50 >, < 0.00, -.50, -0.50 > texture { tinta_azul } translate <0, 0, -0.50> rotate <0, 20, 0> translate < 0, 0, 0.5 > } #declare caixag_B = box { < 0.00, 0.50, 0.50 >, < 1.00, -.50, -0.50 > texture { tinta_verde } } #declare caixap_A = box { < -0.80, -0.40, -0.50 >, < -0.20, 0.40, -0.80 > texture { tinta_verde } translate <0, 0, -0.50> rotate <0, 20, 0> translate < 0, 0, 0.5 > } #declare caixap_B = box { < 0.20, -0.40, -0.50 >, < 0.80, 0.40, -0.80 > texture { tinta_azul } } #declare dobra = cylinder { < 0.00, -0.50, 0.50 >, < 0.00, 0.50, 0.50 >, 0.10 texture { tinta_preta } } #declare ponta = cone { < 1.00, 0.00, 0.0 >, 0.50 < 1.70, 0.00, 0.0 >, 0.00 texture { tinta_vermelha } } // Aqui está a cena, finalmente: union { object { dobra } object { caixag_A } object { caixag_B } object { caixap_A } object { caixap_B } object { ponta } }