// MC930 - Exercicio 2 - Bigorna // 21/09/2004 // Pablo Augusto Verissimo - RA 002266 // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 10.00, 10.00, 10.00 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 0.90, 0.70, 0.80 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 1, 1, 1 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 0.99, 0.99, 0.99 > } finish { diffuse 0.4 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_D = texture { pigment { color rgb < 0.25, 0.25, 0.25 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_E = texture { pigment { color rgb < 1.0, 1.0, 1.0 > } } #declare topo = box { < -4.00, -4.00, 0.00 >, < +4.00, 3.00, 1.50 > texture { tinta_C } } #declare frente = box { < -2.50, 4.50, 0.00 >, < +2.50, 0.00, +1.00 > texture { tinta_C } } #declare furo = box { < -1.30, -3.00, -4.00 >, < +1.30, -1.50, +4.40 > texture { tinta_C } } #declare coninho = cone { < 0.00, 0.00, -4.00 >,3.60 < 0.00, 0.00, 0.50 >,1.80 texture {tinta_D} } #declare bico = cone { < 0.00, 4.50, 0.00 >,2.00 < 0.00, 8.00, 0.00 >,0 texture {tinta_C} } #declare aplainador1 = box { < -3.00, -4.00, 1.00 >, < 3.00, 8.50, 2.00 > texture { tinta_D } } #declare aplainador2 = box { < -3.00, -4.00, -0.00 >, < 3.00, 8.50, -4.00 > texture { tinta_D } } // Aqui está a cena, finalmente: object {coninho} difference { object {topo} object {furo} } union { object {frente} difference { object {bico} object {aplainador1} object {aplainador2} //translate <0, -4.5, -0.5> //rotate 60*x //translate <0, 4.5, 0.5> } rotate 20*x }