// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // ====================================================================== // CÂMERA #include "colors.inc" camera { location <10.00, 0.00, 0.00> // Posição do observador. right -1.00 // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75 sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 0.2, 0.50, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 0.70, 0.30, 0.05 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare peh = torus { 4.5,0.10 rotate -90*x texture {tinta_B} } // O suporte consiste de uma argola de metal, que evita que o //suporte abra e a tábua caia no chão. Ele é solto, e deve ser //removido para que se possa dobrar a bigorna. #declare suporte = box { < -6.00, -6.00, 1.00 >, < 0.00, 0.00, 0.00 > texture { tinta_B } } #declare bico = cone { < 0.01, 4.01, 1.61 >, 0.80 < 0.01, 7.00, +1.61 >, 0.10 texture { tinta_C } } #declare tabua = box { <2.00,4.00,2.00>, <-2.00,-4.00,1.00> texture { tinta_C } } // Aqui está a cena, finalmente: //difference { union { object { tabua } object { suporte rotate 30*x translate<1.00,1.00,1.00> } object { suporte rotate 120*x translate <1.00,2.00,1.50> } object { bico } object { peh } translate <-1.50,0.00,0.00> } // object { furo } //}