// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 8.00, 4.00, 2.00 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_Azul = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Amarela = texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Verde = texture { pigment { color rgb < 0.00, 1.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Vermelha = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare suporte = box { <0.75,-0.75,-2.00>, <-0.75,0.75,-1.50> rotate 80*z texture { tinta_Azul } } #declare pino = cylinder { < 0.00, 0.00, -1.50 >, < 0.00, 0.00, -0.50 >, 0.25 rotate 80*z texture { tinta_Verde } } #declare cima1 = box { <-1.00,0.50,-0.50>, <0.00,-0.50,0.50> rotate 80*z texture { tinta_Azul } } #declare cima2 = box { <0.00,0.50,-0.50>, <1.00,-0.50,0.50> texture { tinta_Amarela } rotate 80*z rotate 20*x } #declare ponta = cone { <1.00,0.00,0.00>,0.5 <2.00,0.00,0.00>,0.1 texture { tinta_Verde } rotate 80*z rotate 20*x } #declare dobradica = torus { 0.10,0.05 translate < 0.00,0.00,0.5 > texture { tinta_Vermelha } rotate 80*z } // Aqui está a cena, finalmente: union{ object { suporte } object { pino } object { cima1 } object { cima2 translate < 0.00,0.2,0.00 > } object { ponta translate < 0.00,0.2,0.00 > } object { dobradica } }