// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 40.00, 40.00, 40.00 > // Posição do observador. right 1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up -0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 0.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 3.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 0.50, 0.50, 0.50 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare corpo = box { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 10.00, 15.00, 5.00 > texture { tinta_B } } #declare ponta_esferica = sphere { < 5.00, 15.00, 5.00 >, 5.00 texture { tinta_A } } #declare offset_ponta_esferica = box { < -1.00, 9.00, 5.00 > < 11.00, 21.00, 11.00> texture { tinta_A } } #declare offset2_ponta_esferica = box { < -1.00, 9.00, 0.00 > < 11.00, 15.00, 11.00> texture { tinta_A } } #declare pes = box { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 10.00, 10.00, 1.00 > texture { tinta_A } translate < 2.50, 2.50, -6.00> } #declare suporte = box { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 5.00, 5.00, 6.00> texture { tinta_A } translate < 5.00, 5.00, -6.00> } #declare ponta_triangular = box { < 0.00, 0.00, 0.00 > < 10.00, 30.00, 5.00 > texture { tinta_A } } #declare offset_ponta_triangular = box { < -1.00, -1.00, -1.00 > < 11.00, 31.00, 21.00> texture { tinta_A } translate -20.00*z rotate 30*x } union { object { corpo } difference { object { ponta_triangular } object { offset_ponta_triangular } rotate 180*z translate 10*x translate -5*z rotate -60*x translate 5*z } difference { object { ponta_esferica } object { offset_ponta_esferica } object { offset2_ponta_esferica } translate < -5.00, -15.00, -5.00> rotate 30*x translate < 5.00, 15.00, 5.00> } union { object { suporte } object { pes } translate -10*x rotate -30*y translate 10*x } }