// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 13, -7, 7 > // Posição do observador. right -1*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare dobra = cylinder { < 0, 0, 0 >, < 0, 0, +3.00 >, .1 texture { tinta_B } } #declare parte1 = box { < 0, 0, 0>, < 3, 2, 3> texture { tinta_A } } #declare parte2 = box { < 0, 0, 0>, < -2, -3, 3> texture { tinta_A } } #declare ponta1 = cone { < -1, -3.00, 3 >, 1 < -1, -6.00, 3.00 >, 0 texture { tinta_B } } #declare ponta2 = cone { < -1, -3.00, 3 >, 1 < -1, -6.00, 3.00 >, 0 texture { tinta_B } rotate 90*z translate <0,2,0> } #declare diff = box { < -10, -10, 3>, < 10, 10, 6> texture { tinta_C } } // Aqui está a cena, finalmente: difference { union { object { dobra } object { parte1 } object { parte2 } object { ponta1 } object { ponta2 } } object { diff } }