// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 25.00, 25.00, 25.00 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > } #declare cinza_escuro = texture { pigment { color rgb < 0.70, 0.70, 0.70 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.8 roughness 0.001 ambient 0.1 } } #declare preto = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.9 roughness 0.015 ambient 0.4 } } #declare cinza_mais_escuro = texture { pigment { color rgb < 0.30, 0.30, 0.30 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.2 roughness 0.001 ambient 0.1 } } #declare vermelho_escuro = texture { pigment { color rgb < 0.50, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } //cilindro que apoia a bigorna #declare suporte = cylinder { <0.00, 0.00, 0.00 >, <0.00, 0.00, -4.00 >, 2.50 texture { preto } } //base da bigorna #declare base = cone { <0.00, 0.00, -4.00>, 2.50, <0.00, 0.00, -5.50>, 6.00 texture {cinza_escuro} } //parte traseira da bigorna #declare box_traseira = box { <-5.00, 4.00, 0.00>, <5.00 , -3.00, 5.00> texture {cinza_escuro} } //dobra da bigorna #declare dobra = cylinder { <5.00, -3.00, 5.00>, <5.00, -3.00, 0.00>, 0.4 texture {vermelho_escuro} } //parte da frente da bigorna #declare box_dianteira = box{ <-5.00, -8.00, 0.00>, <5.00, -3.00, 5.00> texture {cinza_escuro} } //bico da bigorna #declare bico = cone { <0.00, -8.00, 5.00>, 4.50, <0.00, -15.00, 5.00>, 0.00 texture {cinza_mais_escuro} } //paralelepipedo que uso para cortar o cone ao meio #declare corte = box { <-6.00, -7.99, 5.00> <6.00, -50.00, 10.00> texture {cinza_escuro} } //cena union { difference{ union { object {box_dianteira} object {bico} } object {corte} translate <-1.90, -2.00,0.00 > rotate 25*z } object {base} object {suporte} object {box_traseira} object {dobra} rotate 25*z }