// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 50, 0, 0 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 1, 1, 1 > } #declare cor_aco = texture { pigment { color rgb < 0.50, 0.50, 0.50 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cor_junta = texture { pigment { color rgb < 0, 0, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare principal = box { <4,-7,2.5>, <-4,7,-2.5> texture { cor_aco } } #declare fundo = box { <4,-7,2.5>, <-4,-12,8.5> texture { cor_aco } } #declare frente = difference { cone { <0,7,2.5>,4, <0,7,10.5>,0 texture { cor_aco } } box { <4,7,2>, <-4,3,11> } } #declare base = union { //base principal box { <2,-3,-2.5>, <-2,3,-6.5> texture { cor_aco } } //pezinho esquerdo box { <2,-3,-6.5>, <-2,-5,-9.5> texture { cor_aco } } //pezinho direito box { <2,3,-6.5>, <-2,5,-9.5> texture { cor_aco } } } #declare juntas = union { //junta fundo cylinder { <4.25,-7,2.5>, <-4.25,-7,2.5>, 0.50 texture { cor_junta } } //junta frente cylinder { <4.25,7,2.5>, <-4.25,7,2.5>, 0.50 texture { cor_junta } } //junta pezinho esquerdo cylinder { <2.25,-3,-6.5>, <-2.25,-3,-6.5>, 0.5 texture { cor_junta } } //junta pezinho direito cylinder { <2.25,3,-6.5>, <-2.25,3,-6.5>, 0.5 texture { cor_junta } } } // Aqui está a cena, finalmente: union { object { principal } object { fundo } object { frente } object { base } object { juntas } }