// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 8.00, -10.00, 4.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 2.50, 2.50, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 5 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 2.50, 2.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare cor_espelho = < 0.4, 0.4, 0.4 >; #declare tx_espelho = texture { pigment { rgb cor_espelho } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_espelho specular 0.20 roughness 0.05 } } #declare cor_cristal_azul = < 0.5, 0.5, 1.5>; #declare tx_cristal_azul = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment { color cor_cristal_azul filter 1 } } #declare cor_cristal_verm = < 1.5, 0.5, 0.5>; #declare tx_cristal_verm = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment { color cor_cristal_verm filter 1 } } #declare coroa = torus { 3.00,0.50 rotate -90*x texture { tx_espelho } } #declare pedra = sphere { <0.00,0.00,0.00> 0.25 texture { tx_cristal_verm } interior { ior 1.2 } } #declare joia = lathe { quadratic_spline 6 <0,0>,<0.2,0>,<0.25,0.4>,<0.35,0.8>,<0.2,1.2>,<0,1.5> texture { tx_cristal_azul } interior { ior 1.5 } rotate 90*x } #declare plano = plane { z,-4 texture { pigment { checker <0.2,0.1,0.1>, <0.3,0.3,0.5> } finish { ambient 0.1 diffuse 0.9 } scale 1.5 } } // Aqui está a cena, finalmente: union { object { plano rotate 15*y } object { coroa } object { pedra translate <3.5,0,0> } object { pedra translate <3.5,0,0> rotate -18*z } object { pedra translate <3.5,0,0> rotate -36*z } object { pedra translate <3.5,0,0> rotate -54*z } object { pedra translate <3.5,0,0> rotate -72*z } object { pedra translate <-3.5,0,0> } object { pedra translate <-3.5,0,0> rotate -18*z } object { pedra translate <-3.5,0,0> rotate -36*z } object { pedra translate <-3.5,0,0> rotate -54*z } object { pedra translate <-3.5,0,0> rotate -72*z } object { joia translate <3.0,0,0.25> rotate -36*z } object { joia translate <-3.0,0,0.25> rotate -36*z } rotate 20*x rotate 30*z }