// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 0.00, 2.00, 10.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tx_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > filter 1} finish { diffuse 0.1 specular 1 roughness 0.001 ambient 0.1 reflection 0.25 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tx_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.05 specular 0.20 roughness 0.05 ambient 0.05 reflection rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 0.50, 0.60, 0.30 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_D = texture { pigment { color rgb < 0.70, 0.40, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare bola = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 1.00 texture { tinta_B } } #declare bola2 = sphere { < 1.00, 3.00, 2.00 >, 1.50 texture { tinta_D } } # declare my_cone = cone{ < 0.00, 0.00 , 0.00 >, 0.00 < 2.00, 1.00 , 3.00 >, 2.00 texture { tinta_C} } #declare furo = cylinder { < -1.00, -2.00, -2.00 >, < +1.00, +2.00, +2.00 >, 1.50 texture { tinta_B } } #declare quadrado = box { <-1, 0, -1>, // Near lower left corner < 1, 0.5, 3> // Far upper right corner texture { tinta_A scale 4 // Scale by the same amount in all // directions } rotate y*20 // Equivalent to "rotate <0,20,0>" } #declare pino = cylinder { < -2.00, +2.00, -1.00 >, < +2.00, -2.00, +1.00 >, 0.75 texture { tinta_B } } #declare aro = torus{ 3.00, 1.00 texture {tx_B} interior { ior 1.5 } } plane { y, 0 texture { pigment { checker color rgb < 0.00, 0.00, 0.00 >, color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > } finish { ambient 0.1 diffuse 0.9 } scale 0.5 } } #declare pontas = lathe { linear_spline 4, <0.5,0>, <0.5,1>, <1,2>, <0,3> texture { tx_A } finish { ambient .3 phong .75 } translate <-3, 0.5, 0> interior { ior 1.00} } #declare pontas1 = lathe { linear_spline 4, <0.5,0>, <0.5,1>, <1,2>, <0,3> texture { tx_A } finish { ambient .3 phong .75 } translate <3, 0.5, 0> interior { ior 1.00} } #declare pontas2 = lathe { linear_spline 4, <0.5,0>, <0.5,1>, <1,2>, <0,3> texture { tx_A } finish { ambient .3 phong .75 } translate <0, 0.5, 3> interior { ior 1.00} } #declare pontas3 = lathe { linear_spline 4, <0.5,0>, <0.5,1>, <1,2>, <0,3> texture { tx_A } finish { ambient .3 phong .75 } translate <0, 0.5, -3> interior { ior 1.00} } // Aqui está a cena, finalmente: difference { union { //object { bola } //object { pino } //object { bola2 } //object { quadrado } object { pontas } object { pontas1 } object { pontas2 } object { pontas3 } object { aro } } //object { furo } }