// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 25.00, 6.00, 4.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare cor_coroa = < 1.0, 1.0, 0.0>; #declare tinta_A = texture { pigment { rgb cor_coroa } finish { reflection cor_coroa*.7 diffuse 0.05 specular 0.20 roughness 0.05 ambient 0.05 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb <0, 0.6, 0> filter 1} finish { diffuse 0.1 specular 1 reflection 0.25 roughness 0.001 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb <1.0, 0.0, 0> filter 1} finish { diffuse 0.1 specular 1 reflection 0.25 roughness 0.001 ambient 0.1 } } plane { z, -5 texture { pigment { checker <1,1,1>, <0,0,.8> } finish { ambient 0.1 diffuse 0.9 } scale 2.0 } } #declare caixa = box { < 8.00, -1.00, -2.00 >, < -8.00, 1.00, 2. > texture { tinta_A } } #declare toroide1 = torus { 5, 3 rotate -90*x texture {tinta_A} } #declare cilindro = cylinder { <0.0, 0.0, -4.0>, <0.0, 0.0, 4.0>, 6 texture {tinta_A} } lathe { linear_spline 9, <.5,0>, <1,.5>, <1,1.5>, <.5,2>, <.5,2.5>, <1,2.5>, <1,2.7>, <.5,2.7>, <.5,3> texture { tinta_A } finish { ambient .3 phong .75 } rotate 90*x translate <6.0, 0.0, 2.7> } lathe { linear_spline 3, <.5,0>, <1,.5>, <.5,1> texture { tinta_B } interior {ior 1.5} finish { ambient .3 phong .75 } rotate 90*x translate <0.0, 6.0, 2.7> } lathe { linear_spline 3, <.5,0>, <1,.5>, <.5,1> texture { tinta_B } interior {ior 1.5} finish { ambient .3 phong .75 } rotate 90*x translate <0.0, -6.0, 2.7> } #declare toroide2 = torus { 1, .5 texture {tinta_C} interior {ior 1.5} rotate -90*x } // Aqui está a cena, finalmente: union { object { toroide2 translate <0, 6, 4>} object { toroide2 translate <0, -6, 4>} difference{ object { toroide1 } object { cilindro } object { caixa rotate -15*z} object { caixa rotate +15*z} object { caixa rotate -45*z} object { caixa rotate +45*z} } }