#include "colors.inc" // Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 8.00, 4.00, 2.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.8, 0.85 > } #declare tx_espelho = texture{ pigment {Gray70} finish{ ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection{ Silver metallic } specular 0.20 roughness 0.05 } } #declare tx_pedras = texture{ finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment {color rgb <0, 1, 1>} } #declare pedrinha = sphere{ <0.01, 0.5, 1>, 0.2 texture {tx_pedras} } #declare pedrinhaII = sphere{ <0, 0.5, 0.8>, 0.2 texture {tx_pedras} } #declare lathe_coroa = lathe { linear_spline 5, <0,1.9>, <0.4,2.1>, <0.2,2.5>, <1.0,3>, <0.7,3.8> texture { tx_espelho} rotate -90*x translate <0,0,3.8> } #declare donut = torus{ 0.70, 0.2 rotate -90*x texture { tx_espelho } } //cena difference { union { object { lathe_coroa } object { donut } object { pedrinha } } }