// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 16.00, 2.00, 4.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare cor_safira = < 0, 0.6, 1.0 >; #declare tex_safira = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment { color cor_safira filter 1 } } #declare cor_esmeralda = < 0, .7, 0.00 >; #declare tex_esmeralda = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment { color cor_esmeralda filter 1 } } #declare vermelho = texture { pigment { color rgb < 1.0, 0, 0 > } finish { diffuse 0.3 specular 0.05 roughness 0.5 ambient 0.1 } } #declare cor_ouro = < 1.0, 0.5, 0.00 >; #declare tex_ouro = texture { finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_ouro specular 0.2 roughness 0.05 } pigment { color cor_ouro } } #declare esmeralda = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 0.7 texture { tex_esmeralda } interior { ior 1.5 } } #declare bola = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 0.75 texture { tex_ouro } interior { ior 1.5 } translate <0,0,4.5> } #declare base = lathe { linear_spline 3, <0,0>, <4,0>, <4,1.5> texture { tex_ouro } finish { ambient .3 phong .75 } rotate 90 * x translate <0,0,-1.5> } #declare topo = lathe { linear_spline 6, <3.9,0>, <3.9,1>, <3.75,1.25>, <2.5, 2.5>, <1, 3> , <0.5,3.5> texture { vermelho } finish { ambient .3 phong .75 } rotate 90 * x } #declare chao = plane {z,-5 texture { pigment {checker <0,0,0>, <1,1,1> } finish {ambient 0.1 diffuse 0.9} scale 3 } } #declare furo = // cylinder { // < -1.50, -2.00, -2.00 >, // < +1.50, +2.00, +2.00 >, // 1.50 // texture { tinta_B } // } sphere { < 1.00, 1.00, 1.00 >, 1.50 texture { tex_safira } } #declare pino = cylinder { < -2.00, +2.00, -1.00 >, < +2.00, -2.00, +1.00 >, 0.75 texture { tex_safira } } #declare quadro = box { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 0, +1.5, +1.5 > texture { tex_ouro } rotate 45 * x translate <3.95,0,-0.3> } #declare box_safira = box { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 0.1, +1, +1 > texture { tex_safira } rotate 45 * x } declare safira = union { object {box_safira} object {box_safira scale 0.8 translate <0.1,0,0>} } #declare circulo = torus { 1, 0.5 // major and minor radius rotate -90*x // so we can see it from the top texture { tex_ouro } translate <0,0,3.5> } // Aqui está a cena, finalmente: object { base } object { chao } union { object { topo } object {circulo} object {bola} translate <0,0,-0.8> } object {quadro } object {quadro rotate -90 * z} object {quadro rotate 90 * z} object {quadro rotate 180 * z} object {safira translate <3.95,0,0.1>} object {esmeralda translate <3.6,0,-0.8>}