// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 8.00, 4.00, 2.00 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare cor_Amarela = <1, 0.8, 0.1>; #declare tinta_Amarela = texture { pigment { rgb cor_Amarela } finish { ambient 0.05 diffuse 0.55 reflection 0.4 * cor_Amarela specular 0.2 roughness 0.05 } } #declare cor_Verde = < 0.1, 1.00, 1.00 >; #declare tinta_Verde = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment { color cor_Verde filter 1 } } #declare cor_Vermelha = < 1.00, 0.10, 0.10 >; #declare tinta_Vermelha = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment { color cor_Vermelha filter 1 } } #declare base = torus { 3.5,0.2 texture { tinta_Amarela } rotate 90*x } #declare cilindro1 = cylinder { < 2, 5.00, 2 >, < 2, -5.00, 2 >, 1 rotate 110*z texture { tinta_Amarela } } #declare cilindro2 = cylinder { < -1.75, 5.00, 2 >, < -1.75, -5.00, 2 >, 1 rotate 110*z texture { tinta_Amarela } } #declare corpo = lathe { linear_spline 5, <3.5,1.5>, <3.5,0>, <3,0>, <3,1.5>, <3.5,1.5> texture { tinta_Amarela } rotate 90*x } #declare pedraMaior = lathe { linear_spline 4, <0,0.75>, <0.25,0.5>, <0.25,0.25>, <0,0> texture { tinta_Vermelha } rotate 90*x translate <3.2,1.3,0.75> } #declare pedra = lathe { linear_spline 3, <0,0.5>, <0.25,0.25>, <0,0> texture { tinta_Verde } interior { ior 1.6 } rotate 90*x translate <3.2,1.3,0.2> } plane { z,-1.4 texture{ pigment { checker <0,0,0>, <1,1,1> } finish { ambient 0.1 diffuse 0.9 } scale 5 } } // Aqui está a cena, finalmente: union{ union{ union{ union{ difference{ difference{ union{ object { base } object { corpo } } object { cilindro1} } object { cilindro2 } } object { pedra } } object { pedra rotate 40*z } } object { pedra rotate -40*z } } object { pedraMaior } }